Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

7/7/2014 - Osasco - SP

106 Anos de Imigração Japonesa são comemorados na Câmara




Da assessoria de imprensa da prefeitura de Osasco:

A Câmara de Osasco, em cumprimento à Lei Municipal 2287/90, realizou uma Sessão Solene na quinta-feira, dia 26/06, para comemorar o Dia da Imigração Japonesa no Brasil, que completa 106 anos neste ano de 2014.

Edson Yoshio Yamamoto (Secretário-Adjunto Municipal de Cultura, representando o Secretário Municipal de Cultura - Fábio Yamato), Tsuyoshi Sérgio Yamato (Vereador da 5ª Legislatura da Câmara Municipal de Osasco), Yuudo Yassunaga (Presidente da ANMA – Associação Nikkei Mirim de Atletismo).

Sob a presidência do Vereador Valdir e a secretaria do Vereador Jair Assaf, a Mesa dos Trabalhos foi composta também pelo Sr. Sussumu Araki (Presidente da ACENBO - Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco), Edson Yoshio Yamamoto (Secretário Adjunto de Cultura - representando o Secretário Fábio Yamato) e Yuudo Yassunaga (Presidente da ANMA – Associação Nikkei Mirim de Atletismo e Cidadão Osasquense). 

Fizeram uso da palavra, na Tribuna, o Vereador Jair Assaf, Sérgio Tsuyoshi Yamato (Vereador da 5ª Legislatura), Sussumu Araki, Edson Yoshio e Yamamoto; Yuudo Yassunaga.

No início dos anos de 1900, o Japão enfrentava uma grande crise econômica devido a um crescimento populacional incontrolável e a consequente geração precária de emprego. Por isso, muitas famílias japonesas deixaram seu país de origem e começaram a vir para o Brasil. Os primeiros imigrantes japoneses chegaram em terras brasileiras em 1908, a bordo do navio Kassato Maru. Eram 165 famílias e tinham como destino as fazendas e plantações de café do interior de São Paulo.

Já nos primeiros dez anos de imigração, mais de 15 mil japoneses tinham aportado no Brasil. Os números aumentaram entre os anos de 1918 e 1940, período marcado pelas guerras mundiais. Neste momento, já se contabilizava mais de 160 mil nipônicos em terras tupiniquins. Hoje, a comunidade japonesa representa uma grande parcela da população brasileira e contribui imensamente com o crescimento do Brasil.

Pela importância da participação do povo japonês no crescimento e desenvolvimento do país e pela fundamental presença de uma grande comunidade japonesa na cidade de Osasco, o Poder Público introduziu o “Dia da Imigração Japonesa no Brasil”, comemorado, anualmente, no dia 18 de junho.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.