Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

17/6/2016 - Osasco - SP

Em apenas dez meses, a Prefeitura de Osasco entrega duas UPAs




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A saúde em Osasco avança a passos largos. Em três anos e meio, a atual administração entrega a 7ª nova unidade de saúde. No dia (14/06), foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento Vicente Missiano (UPA 24h), no Centro da cidade. Integrando a rede de urgência e emergência, a nova unidade possui capacidade para atender até 16,5 mil pacientes mês. A Prefeitura também entregou, no dia 08/08/15, uma nova unidade UPA24, no Jardim Conceição, ou seja, duas UPAs em apenas dez meses.

A UPA Vicente Missiano assumirá os serviços de urgência e emergência adulto do Hospital Municipal Central sendo que os atendimentos pediátricos continuam no pronto-socorro infantil do Hospital. A construção do prédio com mais de 1.300 m² é resultado da parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. 

A nova unidade adotará o sistema internacional de classificação de risco aplicado ao atendimento de casos de urgência e emergência (Protocolo de Manchester), cujo objetivo é classificar os usuários de acordo com a gravidade do quadro clínico, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. 

O mesmo sistema funciona no Hospital Municipal Central, sob gestão compartilhada, administrada pela Fundação do ABC, que também assumirá a gestão da UPA 24h Vicente Missiano.

A cerimônia oficial contou com apresentação musical, do cantor osasquense, Daniel Wergan. O prefeito Jorge Lapas fez a entrega da unidade ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Missiano Lapas, e do prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio.    

O prefeito destacou que a unidade está pronta e equipada para funcionar imediatamente. “Quando as ambulâncias socorrerem alguém nesta região é para essa unidade que elas virão. As equipes estão preparadas para dar todo o suporte e atenção necessária à nossa população”, disse. 

Lapas também frisou os avanços de sua gestão na área da Saúde. Ressaltou os desafios de construir novas unidades e o sistema funcionar de forma apropriada. Lembrou que em três anos, construiu sete novas unidades de saúde, sendo: duas UPAs – Centro e Jardim Conceição, o Pronto-Socorro do Jardim D'Abril, UBS Munhoz Júnior, UBS Helena Maria, UBS Vila dos Remédios e UBS Vila Isabel / Pestana.  

Para o prefeito as ações na área de saúde vão além das novas unidades. “Estamos investindo muito em canalização de córregos, que também é uma prevenção contra as doenças”, explicou. Na ocasião, citou as canalizações dos córregos João Alves, com o prolongamento da Avenida Esporte Clube Corinthians, córrego do Baronesa, Ribeirão Vermelho e o Braço Morto do Tietê. 

A saúde preventiva também é uma marca da administração Lapas. “Temos 300 agentes de saúde visitando domicílios, acompanhados dos profissionais do Programa Mais Médicos. Contaremos com 84 equipes com um médico em cada uma delas”, pontuou. “Quando você investe em saúde preventiva, você passa a necessitar menos de unidades de saúde”, salientou o prefeito. 

Na sequência, Lapas agradeceu à família Missiano por sua contribuição no desenvolvimento da cidade e destacou a história do homenageado com o nome da UPA, Vicente Missiano, que chegou em Osasco, em 1934, onde posteriormente abriu um armazém (mercadinho), na região central. 

Na cerimônia, o neto do homenageado, Fabian Missiano representou a família. “É muito difícil descrever o que estamos sentindo em nossos corações com essa homenagem”, disse. 

O secretário de Obras, Carlos Baba explicou as etapas de construção do prédio da UPA e falou de sua grandeza. “Em uma cidade pequena uma unidade deste porte é considerado um hospital”. 

Por sua vez, o secretário de Saúde, José Amando Mota numerou as ações de sua pasta. “Em nossa rede fazemos mais de 900 mil procedimentos ao mês, são quase 400 mil consultas mensais e 4 milhões de procedimentos por ano e isso gera custo”, pontuou. 

A presidente da Fundação ABC, responsável pela gestão da UPA Centro, Maria Aparecida Batistel também fez uso da palavra. “Se for por empenho e força de vontade, faremos fazer dessa unidade a melhor UPA da região. Vamos nos tornar uma referência no Estado de São Paulo”, garantiu.                  

Modernidade e tecnologia de ponta – O novo equipamento está localizado na Rua Aymoré de Mello Dias, 51, a UPA funcionará 24 horas durante sete dias por semana, inclusive aos feriados. Classificada como UPA Porte III, conta com 19 leitos de observação e atendimentos nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Ortopedia, além de serviço de Urgência em Odontologia. 

Entre os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico constam exames laboratoriais de hematologia, bioquímica e análises de amostras biológicas. No campo de imagem, o parque tecnológico oferece eletrocardiografia, radiologia geral e odontológica.

Também participaram do evento, os secretários municipais, Transporte e Mobilidade Urbana, Roberto Mazzilli; Assuntos Jurídicos, Adriano Alves; Indústria, Comércio e Abastecimento, André Santiago; Relações Institucionais, Waldyr Ribeiro Filho; Comunicação Social, Oscar Buturi; Ação Social, Suzete Souza Franco; Educação, Solange Cristina Silva; os ex-vereadores Branco e Aluísio Pinheiro; o coordenador da Juventude, Diego Pereira Nogueira; o diretor do Hospital Cruzeiro do Sul, Denir do Nascimento; o superintendente do Hospital Municipal Central, Alessandro Neves, o padre da Paróquia Senhor do Bonfim, Nivaldo Moisés Junior; o presidente do Conselho de Pastores de Osasco, bispo Alves de Mesquita; pastor Tiezzi, a família do homenageado Vicente Missiano – Zenaide, Davi, Benedito, Auriluce, Décio, Helena, Graziele e Vicente Missiano Filho; dentre outras autoridades.      



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.