Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

22/7/2015 - Osasco - SP

Futebol infantil e educação ambiental: aquecimento começa na horta do Parque Chico Mendes




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Muitas pessoas aproveitam a infraestrutura do Parque Chico Mendes, em Osasco, para praticar atividade física como caminhadas. Mas, uma atividade tem atraído a atenção do público, em especial de crianças e adolescentes. Trata-se do projeto “Pé de Moleque” que mistura esporte e educação ambiental. Atualmente, o projeto oferece cursos de futebol (a partir dos 8 anos) e futevôlei (a partir dos 14 anos).
 
Edson do Valle, professor e coordenador do projeto, explica que o aquecimento corporal da garotada começa na horta. “O futebol é o esporte mais popular do mundo, já o futevôlei não é tão conhecido, mesmo assim tem gente interessada. Em qualquer atividade física é importante fazer alongamento e aquecimento para manter a flexibilidade dos músculos e evitar lesões. No nosso projeto, esse alongamento começa com todos pegando na enxada, limpando o terreno, abrindo covas”.
 
Segundo Edson, cada turma fica, em média, 30 minutos na horta. Os alunos aprendem valores relacionados ao meio ambiente como preservação e respeito à natureza. Aprendem, ainda, como é o processo de germinação, cultivo e quais os preparativos de uma horta (clima, solo, espécie a ser plantada, canteiros, sementes, adubo orgânico,quando e como regar, colheita, etc.).
 
A atividade física e a horta ajudam o aluno a manter o foco, traz benefícios para a saúde e motiva porque eles ficam curiosos sobre as próximas etapas. “Eles demonstram interesse e têm muita curiosidade. Estamos com um espaço novo para plantar. Eles aprendem na prática a cultivar alimentos saudáveis e começam a entender que é da natureza que tiramos nosso sustento e por isso precisamos preservar o meio ambiente”, disse Edson.
No decorrer do curso, os alunos são inseridos em novas ações de educação ambiental, como o projeto Biodiesel que orienta a população a armazenar o óleo de cozinha usado em garrafas pet  e posteriormente entregá-las a um dos postos de coleta instalados na cidade.
 
 
Os resultados obtidos com as turmas de anos anteriores do projeto Pé de Moleque foram positivos e são indicadores de sucesso. As aulas de futebol ocorrem às sextas e sábados, das 8h às 11h, e podem participar crianças a partir dos 8 anos. As aulas de futevôlei ocorrem às segundas-feiras, das 14h às 17h, e podem participar adolescentes a partir dos 14 anos.
 
Implantado em 2008, o projeto é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação, que forneceu o professor.  Atualmente, há três turmas de 20 alunos. Informações: Sala Verde do Parque Chico Mendes , ou pelo fone 3591-1828, com Marta.


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.