29/6/2015 - Osasco - SP

10ª Plenária do OP de Osasco reúne moradores da região da Vila Ayrosa

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
 
No dia 24 de junho, o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, participou de mais uma “Plenária Indicativa e Deliberativa 2015”, realizada pelo Orçamento Participativo (OP), coordenadoria da prefeitura, por meio da Secretaria de Relações Institucionais, criada para discutir de forma democrática com a população as destinações dos recursos públicos e apresentar obras, serviços e melhorias aos bairros e consequentemente à cidade. Esta décima plenária do OP aconteceu na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Tobias Barreto de Menezes, na Vila Ayrosa, zona Norte da cidade. A previsão é que até julho aconteçam mais nove plenárias.
 
Mais uma oportunidade do prefeito Jorge Lapas conversar com a população sobre as destinações dos recursos públicos e apresentar obras, serviços e melhorias aos bairros e consequentemente para a cidade. 
 
 
“Agradeço a presença de todos, sobretudo o interesse de vocês em participar e ajudar a melhorar a vida dos moradores da nossa cidade. Digo isso porque juntos podemos construir uma cidade melhor, pois sozinho o prefeito não consegue. Cada cidadão pode fazer a sua parte. Ao cuidar da porta da sua casa e não permitir que joguem lixo, por exemplo, já está contribuindo com o bem-estar de Osasco. A zona Norte teve uma série de obras entregues e outras em andamento como a canalização de córregos, a solicitação da vinda de uma base da Polícia Militar e projetos como a construção de um Centro Olímpico. Temos ainda projetos na área da habitação, entre outras áreas para melhorar cada vez mais a vida dos moradores desta região”, disse o prefeito Jorge Lapas.
 
“É importante essa participação da comunidade. É uma satisfação grande ver que vocês estão interessados em apresentar as demandas dos seus bairros para o poder público. Não é toda cidade que tem essa oportunidade de chegar para o prefeito e com os secretários para apresentar e discutir obras e melhorias para a cidade. Então, aproveitem essa forma democrática de administração”, disse coordenador do OP, Antonio Onofre França de Queirós, mais conhecido como Toninho do OP. 
 
Durante as plenárias foram apresentadas as três demandas mais votadas pela população da Região 7 que compreende os bairros Vila Ayrosa, Vila dos Remédios, Jardim Marieta, Vila São José, Vila Julieta, São Francisco e Industrial Remédios. As demandas foram: ampliação do número de unidades habitacionais (Minha Casa, Minha Vida e outros programas), ampliação do quadro médico na rede básica e reforma, ampliação e construção de unidades de saúde.
 
Esteve presente nesta plenária o secretário municipal Waldyr Ribeiro Filho (Relações Institucionais) que apresentou o vídeo institucional com as obras realizadas e em andamento na cidade, além dos demais secretários Carlos Baba (Serviços e Obras), Marisa Elizabeth da Silva (Administração), Régia Maria Gouveia Sarmento (Educação), Roberto Trapp (Comunicação Social) e Tinha Di Ferreira (Esportes, Recreação e Lazer). Também estiveram presentes Luiz Carlos Garcia (Ouvidor Geral), Valdomiro Ventura (vereador), Cristiane Dutra Nascimento (diretora do Departamento Habitacional de Interesse Social da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Humano), Aristeu Mussi (gerente do Fundo Social de Solidariedade), Alessandra Cristina Guetti de Oliveira (diretora da EMEF Tobias Barreto de Menezes), Rocélia Maria Caldas de Oliveira (vice-diretora da EMEF Tobias Barreto de Menezes), Évila Maria (gestora da UBS Darcy Alves Evangelista Robalinho), moradores e lideranças de bairros. 
 
A próxima plenária do OP acontece no dia 27 de junho, às 16h, (na Região 4/Jardim Munhoz Júnior), no CEU (Centro de Educação Unificada (CEU) de) Dra. Zilda Arns Neumann, localizada na rua Theda Figueiredo Rega, 155, no Jardim Elvira.
 
Conheça o OP
 
Criado em 2005, o OP de Osasco é um instrumento democrático para a população discutir e decidir em conjunto sobre as destinações dos recursos públicos. 
 
A população participa por meio de reuniões plenárias e das eleições dos delegados regionais. Nas reuniões plenárias, a população discute as principais prioridades para os bairros, e assim encaminha as demandas para o poder público. Para manter a população sempre informada, o OP também promove palestras sobre cidadania e democracia participativa. 
 
O OP conta com cinco comissões: Saúde; Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Meio Ambiente; Trabalho Inclusão, Indústria e Comércio e Promoção Social; Finanças, Obras e Habitação; e Transporte Mobilidade Urbana e Segurança Pública.
 
Para o biênio 2013/2015, foram eleitos 101 delegados titulares e 39 suplentes que indicam obras, serviços e melhorias para a cidade.