28/10/2014 - Osasco - SP

Artigo: Busca constante da excelência no atendimento à sociedade

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

É preciso lançar um novo olhar ao processo de construção das políticas educativas a partir de seus protagonistas, os agentes de segurança pública, que interage diretamente com a sociedade. É com essa perspectiva que se faz necessário formar profissionais com visão macro da gestão, para que entendam o processo de estratégia utilizado na implantação de ações que visam à qualificação mais adequada somada à qualidade de vida, resultando em interação e busca constante da excelência no atendimento à sociedade como um todo. 

O caminho a ser percorrido é a construção entre a articulação constante da prática e a elaboração teórica. Sob este ângulo, o ponto de partida para o resgate e análise/reflexão das práticas é delinear um panorama geral, com início, meio e fim. A preocupação central, nesse primeiro momento, foi o levantamento das questões relevantes das práticas para aprofundá-las posteriormente. Em outras palavras, a intenção foi olhar o processo como um todo para extrair o que realmente estava influenciando as decisões tomadas.

Em síntese, existe intencionalidade em enxergar o processo respondendo à pergunta: o que realmente é importante considerar nos processos de formação dos agentes de segurança pública, tendo a formação como foco da Administração Pública?

A resposta está na participação da sociedade na construção do processo educacional destes agentes, pois não há ninguém melhor que a comunidade para apontar as necessidades e solução das dificuldades emanadas no dia a dia, somada ao direito e responsabilidade de todos pela segurança pública, conforme prevista no artigo 144.

Rildo H. Freire é inspetor Regional, coordenador da Escola de Formação e Ensino, e gestor de Planejamento Estratégico da Guarda Civil Municipal de Osasco.