10/6/2016 - Osasco - SP

Com 60 novos ônibus Osasco conta com 100% da frota acessível

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A Prefeitura de Osasco continua investido em mobilidade urbana, depois de novos terminais, faixas exclusivas, novos abrigos de parada de ônibus, novas ruas e avenidas e o sistema OsascoBus, agora, a cidade ganhará mais 60 novos ônibus. Moderna e com tecnologia de ponta a frota passa a ser 100% com acessibilidade.

Quem passou pela Avenida Esporte Clube Corinthians, em frente à UNIFESP e SESI, na manhã da quarta-feira dia (08/06), pôde observar os 30 primeiros novos veículos de um total de 60 carros que a cidade receberá, sendo apresentados para o prefeito Jorge Lapas pelos diretores da Viação Osasco, Ricardo Frakel e Roberto Bertollini. A segunda entrega está prevista para o dia (15/06) pela Viação Urubupungá.

Com quase 500 veículos em linhas municipais, Osasco passa a ter a frota mais nova da região, com ônibus de 4 anos e 3 meses de uso, quando o máximo exigido em lei pelo município é de até 6 anos.

“Isso significa, avanço, segurança e conforto para nossa população”, disse Lapas. “Todos os veículos possuem elevadores de embarque e GPS que são utilizados no sistema OsascoBus. Através de seu aplicativo, as pessoas terão mais segurança por ficarem menos tempo expostas em pontos de ônibus. Por meio do aplicativo, elas sabem exatamente o horário que o ônibus passará”, completou o prefeito.

O presidente da CMTO (Companhia Municipal de Transporte de Osasco), Paulo Arnoni frisou que os novos ônibus são resultados da nova licitação proposta pela prefeitura às empresas permissionárias, que determina uma série de melhorias e modernização no transporte público do município. “Esses 30 ônibus correspondem ao lote dois que irá atender a zona Sul da cidade. O lote um conta com mais 30 novos veículos, estes circularão na zona Norte”, garantiu Arnoni.

A prefeitura também está trabalhando na construção de uma central de monitoramento para fiscalizar em tempo real todo o tráfego de ônibus urbano. “Isso permitirá saber se toda a frota está realmente operando. Se o número de ônibus em uma determinada linha é o suficiente para atender a demanda. Até mesmo, saber se tem motorista desviando itinerário”, explicou Arnoni. Segundo ele, alguns terminais também serão monitorados por câmera de vídeo.  

Modernidade e tecnologia - Os ônibus do modelo Caio Apache Vip, com mecânica Mercedes Benz, contam com 3 câmeras de monitoramento. Duas internas, para coibir assaltos, e uma externa que filma o trajeto percorrido pelo veículo, que também pode ser utilizada em caso de acidentes de trânsito ou qualquer outro tipo de irregularidade.

O diferencial desses novos veículos é o novo sistema de fechamento de porta elétrica, com sensores que não permitem o fechamento em caso de obstrução, evitando que o passageiro seja prensado durante o fechamento. Antigamente, o sistema era pneumático (compressor de ar) sem o dispositivo para evitar acidentes. As portas também possuem novos sistemas de abertura de emergência.   

A tecnologia também chegou nos freios que passam a ser eletrônicos. Equipados com sistema ABS (Antilock Brake System, em inglês, no português, quer dizer – Sistema Antibloqueio de Frenagem), que evita o travamento das rodas, controla a velocidade de giro evitando a derrapagem.        

Além disso, os carros são equipados com dois bancos para pessoas obesas, alças de segurança, balaústres táteis que facilitam a locomoção dos passageiros com deficiência visual e itinerário eletrônico branco que auxilia a leitura à longa distância, principalmente durante a noite.

Todos os veículos também atendem às novas normas ambientais, que exigem a redução de 80% nas emissões de material particulado e de 60% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx), em relação ao padrão atual, por meio da adição do reagente ARLA (agente redutor líquido automotivo) no motor.