5/2/2016 - Osasco - SP

Exposição sobre a revolução pela independência de Angola chega a Osasco

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

O dia 4 de fevereiro de 1961 marcou na história africana, o início da revolução pela independência de Angola, conhecida como "Luta Armada de Libertação Nacional". Quatorze anos depois, em 11 de novembro de 1975, o grito de independência foi entoado por Agostinho Neto: “Diante da África e do mundo proclamo a Independência de Angola”, disse o nacionalista.

Para comemorar os 55 anos da revolução angolana, a Prefeitura de Osasco, através da Coordenadoria de Relações Internacionais em parceria com a Coordenadoria da Mulher, Igualdade Racial e Diversidade Sexual, apresenta a exposição “Angola, Luta de Libertação Nacional”, com início nesta quinta-feira (04/02).

Com 30 fotos doadas pelo consulado angolano, a exposição, retrata três momentos marcantes da história da república, com 10 imagens de Angola como era antigamente; 10 que mostram o país na atualidade e mais 10 com ilustrações alusivas a revolução. O material ficará na Casa de Angola durante dez dias, o espaço fica na Avenida Visconde de Nova Granada, 513 – Km 18.

Para Luciano Jurcovichi, Coordenador de Relações Internacionais da prefeitura de Osasco, aprofundar os aspectos que aproximam o Brasil de Angola é um presente para Osasco. "Temos nos empenhado no fortalecimento das relações com as nossas cidades-irmãs, dentre elas Viana, em Angola. O Brasil foi a primeira nação a reconhecer Angola como um novo Estado, é importante tomarmos contato com um dos processos mais relevantes da história contemporânea desse país africano.”, finaliza.

Estarão presentes na inauguração da exposição, o Cônsul Geral de Angola, Joaquim Augusto Belo Barroso Mangueira, o Vice-Cônsul, José Alves Maria Fernandes além de outros membros do consulado de Angola.

 

Serviço:
Inauguração da Exposição “Angola, Luta de Libertação Nacional”
Data: 04/02 – a partir das 17h30
Endereço: Casa de Angola - Avenida Visconde de Nova Granada, 513 – Km 18 – Osasco