7/10/2015 - Osasco - SP

Glamour marca encerramento do Fejati

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

O “Festival de Jogos Adaptados à Terceira Idade” (Fejati) chega ao fim da sua 22ª edição com muito charme, ao som de Cauby Peixoto, que cantou sucessos de sua carreira e fez muitos fãs se deslumbrarem ao ouvir: “Conceição”, uma das músicas mais esperadas pelo público na sexta-feira (02/10) no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, no Km 18. O show fez parte da programação do Festival, promovido pela Prefeitura de Osasco, por meio das Secretarias de Assistência Social e de Esporte, Recreação e Lazer, em parceria com o Sesc Osasco.

 
“O show foi muito especial. Nós percebemos o brilho nos olhos dos idosos. Muitos deles vieram nos agradecer, porque não tiveram a oportunidade de assistir a um show do Cauby na juventude e eles conseguiram realizar este sonho”, comentou Solange Cristina Silva, secretária de Assistência Social. 

O casal Vicente e Maria da Silva encantaram o público com suas coreografias. “Estamos casados há 20 anos e sempre gostamos de dançar, principalmente Dança de Salão. Dificilmente ficamos parados em casa. Eu ainda faço tapeçaria e ginástica no CATI Bela Vista há dois anos e considero que o mais importante de tudo na vida é ter saúde e ser feliz”, destacou Maria, 69 anos.
 
“Sou fã do Cauby desde a minha juventude e o show me trouxe grandes recordações desta época. E curtir este show ao lado da minha esposa é muito gratificante”, comentou Vicente, 64 anos.

Além da boa música, o encerramento contou ainda com a entrega de troféus aos atletas participantes dos Jogos Adaptados à Terceira Idade.
 
Jogos 
 
“Este foi o maior Fejati já realizado na cidade. Todos os momentos foram únicos para mim, mas em especial, a “Marcha dos Cabeças Brancas”, porque os idosos dialogavam com a comunidade durante a caminhada e mostraram-se muito felizes, e ver esse contentamento todo foi muito gratificante para o trabalho que foi desenvolvido aqui. A dinâmica deles é exemplo para muita gente, inclusive pra mim ”, destacou a secretária Solange Cristina Silva.
 
Durante os três dias de espetáculos, mais de 2 mil idosos passaram pelo Festival, seja participando dos jogos ou apreciando as atividades. A região do KM 18 concentrou as 12 modalidades esportivas disputadas durante o segundo dia de evento. A dupla Domingos Roma, 73, e Nivaldo de Oliveira, 68, disputaram a Bocha. “Eu pratico esporte desde jovem e agora na terceira idade me identifiquei com a Bocha. A modalidade, para mim, é completa, exercito toda minha musculatura, além de exigir muita concentração”, explicou Domingos. 
 

Kauã Webert tem apenas 12 anos, mas sempre que pode acompanha o avô Nivaldo de Oliveira, nas competições de Bocha. “Eu acho legal ver meu avô jogando, sempre o acompanho e gosto de ver os lances de acertar a bola menor e fazer pontuação”, esclareceu. 

Maria Sales Cavalcante, 66 anos disputou a modalidade de vôlei adaptado porque a atividade a deixa mais ágil e muito mais ativa. “Sempre me movimentei. Faço academia desde muito nova e há dez anos pratico o vôlei, porque passei a gostar deste tipo de esporte. Ele me faz sentir mais esperta e realizada”. 

“Pratico ginástica e dança e adoro caminhar. Mexer o corpo faz bem e esse é o segredo para manter a minha saúde em dia”, disse Antônia Afonso Gomes, de 84 anos.
 
Osasco possui uma população de 666.740 habitantes. Destes 65.116 são idosos. Ou seja, a população idosa do município corresponde a 9,76% do total da população, segundo Censo Demográfico 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Ações 

Prefeitura oferece diversas atividades esportivas, artesanais e culturais gratuitas voltadas a este público por meios das Secretarias de Assistência Social, Esporte, Cultura, Saúde e Meio Ambiente.

São oferecidos serviços nos diversos equipamentos públicos espalhados pela cidade, entre eles estão o Centro de Atenção à Terceira Idade Bela Vista (CATI) e as oito unidades dos Centros de Referência a Assistência Social (CRAS), distribuídos pela cidade. 

A Academia Municipal de Dança e Artes Marciais de Osasco, no Centro, é outro canal e oferece aulas de dança de salão, alongamento, ginástica, boxe, capoeira, e muito mais. 

Ainda pensando em bem-estar para a melhor idade, a Prefeitura de Osasco promove diversos programas que objetivam cada vez mais elevar a qualidade de vida dessa população, por meio de atividades físicas gratuitas. O “Projeto Caminhar”, “Agita Osasco”, “Lazer nas Praças” e “Osasco em Movimento”, cujas atividades envolvem ginástica funcional, laboral e coreografadas, sendo realizadas durante o período da manhã e tarde, nos diversos Centros Esportivos, parques, igrejas, estádios e UBS de Osasco.
 
Quem deseja saber mais informações sobre esses programas entre em contato com a Central de Atendimento 156, que funciona 24 horas.