23/7/2014 - Osasco - SP

Prefeito de Osasco entrega 56 apartamentos na primeira fase da Área BK

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A atual administração já entregou 758 unidades habitacionais, outras 1.015 estão em fase de construção e mais 2.980 moradias previstas até 2016

No sábado (19), a Prefeitura de Osasco, por meio da secretaria municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, realizou a entrega oficial das primeiras 56 unidades habitacionais do programa de urbanização integral da Área BK, localizada no Jardim Veloso, na zona sul da cidade. Em comemoração a entrega desta primeira fase da obra, a população participou de shows gratuitos com os cantores Leonardo, Fernando & Sorocaba, João Bosco & Vinicius, Sampa Crew, Namas7ê e Sacode a Poeira, que fizeram parte da caravana da Rádio Nativa FM. 

Na ocasião, o prefeito Jorge Lapas, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Missiano Lapas, e, do secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Sérgio Gonçalves, descerrou a placa de inauguração da nova Área BK e entregou simbolicamente a alguns moradores as chaves dos apartamentos. Entre as 162 unidades habitacionais que estão em construção, 56 apartamentos foram entregues nesta primeira fase.

“Eu agradeço muito o prefeito Jorge Lapas e todos que ajudaram neste projeto dos apartamentos. Eu morava em um único cômodo em cima de um córrego e entrava sempre água, isso sem falar dos ratos. Morei durante 24 anos nessa situação precária. Hoje não, tenho uma casa digna para morar com as minhas duas filhas”, disse emocionada a operadora de caixa, Ana Paula Teixeira, que recebeu das mãos do prefeito Jorge Lapas a chave do seu apartamento. 
 
A obra, realizada em parceria com o Governo Federal, por meio de repasses de verbas do Programa de Aceleração do Crescimento PAC-I - Urbanização de Assentamentos Precários, ultrapassa o investimento de R$ 23,5 milhões.
 
“A entrega desses apartamentos representa a mudança de vida e na história de cada família beneficiada com essa obra de urbanização. Fico feliz em participar desse momento que ficará marcado na vida de vocês e na da minha também. Essa moradia digna e bonita garantirá o futuro dos seus filhos e netos. Parabéns a todos”, disse o prefeito Lapas aos moradores da Área BK.
 
pós a entrega oficial da nova Área BK, houve a comemoração próxima ao Parque Manoel Manzano, no Conjunto dos Metalúrgicos, com os shows gratuitos dos cantores Leonardo, Fernando & Sorocaba, João Bosco & Vinicius, Sampa Crew, Namas7ê e Sacode a Poeira, que deixou o local lotado. Além da presença do prefeito Jorge Lapas e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Missiano Lapas, houve a participação do ex-prefeito de Osasco, Emidio de Souza, dos vereadores, secretários, coordenadores e administradores municipais, e da líder dos moradores da Área BK, Cláudia Pedro do Nascimento.
 
Conheça a Área BK
 
O local de intervenção da Área BK ocupa uma área pública de loteamento, onde encontra-se encravada num fundo de vale entre dois cursos d’água (talvegues), formando duas encostas com declividade acentuada, na rua João Guimarães Rosa, no Jardim Veloso.
 
A área do terreno de 19.381,03 m² que antes era ocupada por moradias precárias, passará a ter 10 prédios com cinco pavimentos. Cada apartamento de aproximadamente 50 m² terá dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As novas unidades habitacionais beneficiarão 162 famílias, além de mais 316 com a implantação de infraestrutura. 
 
Para a implantação dessa obra de urbanização foi necessário remoção das moradias instaladas no trecho do fundo do vale. Isso possibilitou a construção das novas unidades habitacionais verticalizadas, além de vias de acesso, vielas e escadarias existentes que foram reformadas ou reconstruídas. Houve, também, a instalação das redes de abastecimento de água, coleta de esgoto sanitário e de drenagem das águas pluviais, pois escoavam de forma irregular por toda a área. 
 
O projeto inclui 1.255,05 metros de rede de esgoto, mais de 1.370 metros de rede para abastecimento de água, 213 metros de canalização de cursos d’água, 4.318,00 m² de pavimentação das vias de acesso principais, vielas e escadarias, paisagismo, iluminação, plantio de árvores e uma área de lazer e convivência.
 
O investimento da Prefeitura de Osasco na área da habitação, assim como nos demais setores tem o intuito de oferecer maior qualidade de vida aos moradores. 
 
Conheça algumas unidades habitacionais que já foram entregues nesta administração e outras em andamento, além das obras previstas para este mandato.  
 
Obras habitacionais entregues nesta administração
Conjunto Flor de Jasmim - 402 unidades 
Jardim Vicentina - 172 unidades
Colinas D’Oeste - 96 unidades
Portais - 64 unidades
Área BK - 56 unidades
Totalizando 758 unidades
 
Obras habitacionais em construção
Conjunto Flamenguinho - 402 unidades 
Conjunto Flor de Lis - 300 unidades
Portais - 114 unidades
Área BK - 106 unidades
Colinas D’Oeste - 93 unidades
Totalizando 1.015 unidades
 
Obras habitacionais previstas
Conjunto Miguel Costa - 600 unidades
Urbanização do Rochdale - 1500 unidades 
Urbanização do Santa Rita - 880 unidades
Totalizando 2.980 unidades