16/7/2014 - Osasco - SP

Prefeitura de Osasco inaugura UBS na Vila dos Remédios

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco 
 
Melhorar ainda mais a área da Saúde, a qualidade e conforto no atendimento à população, essas são algumas das prioridades na administração da Prefeitura de Osasco. Nesta sexta-feira (11), a zona Norte foi contemplada com a nova UBS (Unidade Básica de Saúde) Padre Guerrino Ricciotti, situada à rua Santo Ubaldo, na Vila dos Remédios.
A unidade, instalada num prédio próprio, conta com uma arquitetura adequada para os serviços de saúde e possibilita um melhor atendimento aos pacientes. Essa realização é mais uma demanda reivindicada em plenária do Orçamento Participativo (OP).
Através da parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, a UBS Vila dos Remédios é construída em uma área útil de 442 metros quadrados e é equipada com uma estrutura médica moderna, adequada ao atendimento clínico, odontológico e ginecológico, além de outros serviços essenciais.
A inauguração contou com a presença do prefeito de Osasco, Jorge Lapas, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Missiano Lapas, entre outras autoridades. 
Em sua explanação, o prefeito Jorge Lapas ressaltou a importância de oferecer mais conforto no atendimento e melhorar cada vez mais a qualidade na saúde. "Essa é a terceira UBS que inauguro em minha gestão. É muito importante garantir a eficiência e manter o bom atendimento aos munícipes, principalmente nas UBSs que estão nos bairros e tem como objetivo tratar de casos mais simples, além de prevenir doenças mais graves", declarou. 
Para o secretário de Saúde, José Amando Mota, a nova unidade de saúde trará mais assistência aos moradores. “Essa UBS faz parte da estratégia para melhorar ainda mais a Saúde em Osasco”, afirmou. Ele ainda citou os avanços que a Prefeitura tem obtido com o apoio do Governo Federal. “Com o programa Mais Médicos, do Governo Federal, os atendimentos aumentaram de 13 mil para uma média de 30 mil consultas por mês. As unidades básicas descongestionam os hospitais, prestam o atendimento para doenças mais simples e deixam as emergências para os prontos-socorros, diminuindo o tempo de espera. Estamos muito satisfeitos, o Governo Federal investe, as queixas diminuem e a população recebe um atendimento melhor no seu próprio bairro”, salientou.  
Saiba mais:
Mais saúde para Osasco
A Saúde é a área que mais recebe investimentos da Prefeitura de Osasco. A administração municipal aplica 30% do seu orçamento em saúde pública, isso representa o dobro do que determina o Ministério da Saúde. Atualmente, com todo este investimento, a cidade de Osasco dispõe de mais de dois mil médicos e mais de 50 unidades de saúde.
 
Novas Unidades de Saúde
Desde 2013, a Prefeitura iniciou e entregou uma série de obras para ampliar o número de unidades de saúde. Veja abaixo a lista de equipamentos:
 
Entregues:
UBS Vila dos Remédios – julho de 2014
UBS do Munhoz Júnior – maio de 2014
UBS Helena Maria – em 2013
UBS Vila Menck – em 2013
 
Em construção:
UBS da Vila Pestana
UPA do Jardim Conceição
Pronto Socorro do Jardim D´Abril
 
Reformadas em 2013:
UBS Getulino José Dias - Jardim Padroeira
Pronto Socorro - Jardim Santo Antônio
Hospital Central
UBS Maria Girardi - Jardim Novo Osasco
UBS José Francisco Rezende - Vila Yolanda
Farmácia Popular do Centro
Centro Cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses
UBS Adalto Ribeiro - Jardim Três Montanhas
 
Crédito: Francine Maia (texto) / Paty Mura (foto)