26/9/2016 - Osasco - SP

Prefeitura emite certificado internacional de vacinação

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

 

Quem for viajar para o exterior pode obter em Barueri o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, válido em todo o mundo, que atesta a imunização principalmente contra a febre amarela.
 
Barueri é um dos poucos municípios do Brasil que está habilitado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para emitir o documento. Os interessados devem procurar o Serviço de Atendimento Especializado (SAE).
 
É necessário levar o original da Cédula de Identidade (RG) ou outro documento com foto, juntamente com a carteira que comprova a vacinação contra a febre amarela (caso você já tenha sido vacinado), que tem validade de 10 anos. Se você ainda não foi imunizado, pode fazê-lo no próprio SAE ou em outro posto de saúde público; ou ainda em uma clínica particular desde que ela seja credenciada pela Anvisa. O CIVP já pode ser emitido para todas as pessoas a partir dos 9 meses de idade.
 
O posto também informa quais os países que exigem o documento e se há necessidade de outras vacinas. O Certificado Internacional é emitido na hora, sem custo. Caso haja a perda do certificado, há a possibilidade de reimpressão.
 
O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela e/ou outras doenças. O Brasil passa a recomendar a vacinação contra Febre Amarela para viajantes procedentes de áreas internacionais de risco para transmissão da doença ou com destino a estas áreas, bem como para viajantes com destino as áreas nacionais de risco para transmissão da mesma.