Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

26/11/2015 - Osasco - SP

Merenda de alta qualidade beneficia os alunos das escolas da prefeitura de Osasco




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação proporciona aos alunos das escolas da prefeitura uma das melhores merendas da região, isto inclui os estudantes que participam do “Escola o Tempo Todo”. O programa que é uma ação da Secretaria de Educação visa ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola ao oferecer atividades pedagógicas de uma forma lúdica e que contribuem na ampliação do aprendizado das crianças.

A secretária de Educação, Régia Maria Gouveia Sarmento, avalia que as escolas da prefeitura de Osasco garantem a merenda escolar de qualidade, pois todo cardápio é acompanhado pelo Departamento de Alimentação Escolar, que conta com uma equipe de 8 nutricionistas: “A rede atende atualmente 67.777 alunos. Deste total 13.285 são alunos de creche, que recebem 4 refeições diárias as quais atendem 70%  das necessidades desta faixa etária. Os outros 54.492 recebem duas refeições, que correspondem a 30% dos nutrientes necessários por dia. Semanalmente são elaborados cardápios que são enviados às escolas, e levam em conta em alguns casos, orientações médicas para alguns alunos”, concluiu.

Os estudantes da rede que participam do “Escola o Tempo Todo” no contraturno escolar têm a opção de almoçar na unidade de ensino em que estudam, seja os que participam das atividades no período da manhã, como os que participam do programa na parte da tarde.

A preocupação da Prefeitura de Osasco com a qualidade da merenda é discutida amplamente. No último dia 03/11, foi realizado o Seminário do Conselho Municipal de Alimentação Escolar com a temática “Obesidade Infantil no Sistema Escolar”. Na ocasião, o tema foi discutido por profissionais da área que atuam diretamente no trato alimentar das crianças da rede municipal de ensino de Osasco.

A palestra do Dr. Mauro Fisberg, da UNIFESP, a mais aguardada do evento, tratou de forma direta o tema do evento. Na oportunidade, o palestrante abordou as dificuldades de desenvolver hábitos saudáveis desde os primeiros anos de vida das crianças até a fase escolar, também pontuou as principais necessidades nutricionais dos alunos no período escolar e como a alimentação baseada em lanches, como salgadinhos, por exemplo, pode ser prejudicial. “As crianças nas escolas que não possuem serviço de merenda, têm suas necessidades de energia supridas por lanches altamente calóricos, assim como há uma redução do consumo de alimentos nutritivos, pode resultar em um inadequado ganho de peso e crescimento”.

A respeito da merenda o Dr. Mauro foi enfático, “O serviço de alimentação, nutrição e educação nutricional desenvolvidos nas escolas da rede municipal de Osasco são fundamentais para assegurar uma boa alimentação, pois possuem supervisão de nutricionistas, assim como um programa de educação nutricional”.

Os benefícios aos alunos também foram destacados, “Quando há uma preocupação com o que as crianças estão comendo elas se beneficiam de diversas formas, como por exemplo, a formação de bons hábitos alimentares, o aumento do consumo de frutas e verduras, sucos, derivados lácteos, diminuição de sal e gordura. Por isso afirmo que é de suma importância o controle e manutenção dos cardápios das merendas escolares, pois a partir desses fatores é possível controlar e reduzir as taxas de obesidade infantil nas escolas”, concluiu Mauro.

Sobre o Programa Escola o Tempo Todo

O programa “Escola o Tempo Todo” tem por objetivo ampliar o tempo de permanência dos alunos nas escolas, possibilitando outros tempos e espaços para aprender continuamente, representando maior exposição dos alunos às situações de aprendizagem. As atividades são realizadas no contraturno escolar, favorecendo ações diferenciadas, lúdicas e inovadoras aos alunos do Ensino Fundamental nas escolas da prefeitura de Osasco.

As propostas de atividades envolvem o uso de diferentes linguagens verbal e corporal, como forma de expressar e comunicar ideias, além de desenvolver o sentimento de confiança na capacidade afetiva, física, cognitiva, ética e inter-relação pessoal e social, por meio do esporte, da dança, música, arte cultural e lazer, favorecendo nova práticas de aprendizagem e proporcionando oportunidades e promoção ao exercício da cidadania.  



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.