Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

13/4/2015 - Osasco - SP

Osasco acende as luzes no Centro da cidade em conscientização ao Dia Mundial do Autismo




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
 
A cidade de Osasco também fez sua homenagem no Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day). Decretado desde o dia 2 de abril de 2008 pela ONU (Organização das Nações Unidas) como sendo a data escolhida para trazer à tona o assunto, a cidade iluminou, durante toda a semana, o Viaduto Metálico Reinaldo de Oliveira, no Centro, com luzes azuis em sinal de conscientização sobre o tema. Este é o oitavo ano do evento mundial, que volta a atenção para o Transtorno do Espectro Autista (nome oficial do autismo).
 
A ação da Prefeitura de Osasco foi uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Serviços e Obras, que é responsável pela iluminação pública. No Brasil, a campanha é lembrada em vários prédios e monumentos importantes. Entre eles: Cristo Redentor (no Rio de Janeiro); Ponte Estaiada, Monumento às Bandeiras e o Viaduto do Chá (todos em São Paulo) e o prédio do Senado em Brasília. No mundo, outros importantes pontos acendem as luzes azuis. Nos Estados Unidos, o prédio Empire State, em Nova York, e no Canadá, em Toronto, a CN Tower, as luzes também ficam acesas.
 
 
O que é o autismo?
O autismo é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por anomalias em partes do cérebro. De acordo com especialistas, caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos. As alterações costumam aparecer até os 3 anos de idade, em sua maioria, em crianças do sexo masculino.
 
Para o autista, o relacionamento com as outras pessoas geralmente não desperta muito interesse. O contato visual com o outro é ausente ou pouco frequente e há dificuldades na fala. Algumas frases podem ser constantemente repetidas e a comunicação acaba se dando, principalmente, por gestos.
 
Atualmente, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), órgão do governo dos Estados Unidos, estima que exista uma criança com autismo para cada 110. Estima-se que esse número possa chegar a 2 milhões de autistas no País. No mundo, segundo a ONU, acredita-se ter mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com autismo.


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.