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19/5/2015 - Osasco - SP

Osasco é a 9ª colocada no ranking entre as cidades do estado paulista




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

De acordo com informações divulgadas no final do mês de abril do IPC Maps 2015, estudo elaborado pela empresa IPC Marketing que identifica o Índice de Potencial de Consumo (IPC) dos 5,7 mil municípios brasileiros, a cidade de Osasco é a 9ª colocada no ranking de maiores mercados consumidores do Estado de São Paulo e a 30ª colocada nacionalmente. Segundo o estudo, até o final deste ano, os habitantes de Osasco devem desembolsar cerca de R$14,5 bilhões em diversos gastos, como: compras de vestuários, aluguel, despesas de casa, aquisição de imóveis e veículos.
 
O estudo coloca Osasco entre os 50 maiores municípios brasileiros com potencial para consumo. Neste ano, a cidade registra 0,39 em participação de consumo (share) no País. Em 2014, o valor correspondia a 0,36 e o valor de consumo era de R$ 11,8 bilhões. O município figurava na 33ª colocação no ranking nacional e a 10º no Estado de São Paulo. No topo do ranking nacional de potencial de consumo estão, respectivamente, na liderança: São Paulo, com 7,68 (R$ 286,512 bilhões) de participação de consumo, seguido por Rio de Janeiro, com 4,67 (R$ 147,266 bilhões) e Brasília, com 2,15 (R$ 80,538 bilhões). 
 
“Estamos em alto patamar no cenário nacional, o que, em tese, deverá atrair empresários que queiram se instalar na cidade pelo potencial de consumo. Diante destas novas informações, estamos ainda mais receptivos aos novos investidores e seus investimentos”, revela o prefeito de Osasco, Jorge Lapas.
 
Um pouco mais sobre o cenário Brasil
 
Em todo o País, o IPC deve atingir a marca de R$ 3,730 trilhões em 2015. Este montante apresenta crescimento na ordem de R$ 468 bilhões. São cerca de 14,3% a mais se comparado a 2014, quando o IPC registrou R$ 3,262 trilhões. O IPC Maps deste ano revela ainda que o cenário de consumo do Brasil será acompanhado pela elevação de consumo da classe B, grupo que responde a 43,2% (cerca de R$ 1.497,5 trilhão). 
 
A Classe C, considerada popularmente como média, responsável por reunir 47,9% dos domicílios, corresponde por 33,7% do consumo na pesquisa do IPC Maps 2015. A classe alta (A) registra a menor participação de consumo, com 12.9%, valor aproximado de R$ 447,5 bilhões. 
 
Entenda a pesquisa
 
O IPC Maps é atualizado anualmente pela IPC Marketing, que disponibiliza informações demográficas e de potencial de consumo de todos os municípios brasileiros. O IPC apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo em 22 categorias de produtos nos 5.570 municípios do Brasil. A pesquisa contribui para otimização do investimento em diversas empresas e nichos de mercado.
 
A pesquisa baseia-se na definição de critérios de classificação das despesas para depois atribuir a cada classe econômica dos domicílios, de cada município, o montante potencial de consumo daquela categoria de despesa, em cada classe econômica. Para efeitos de cálculo do consumo total, são considerados os domicílios urbanos e rurais, de acordo com suas respectivas faixas de rendimento mensal. 
 
As categorias são planejadas de forma a que se aproximasse ao máximo dos critérios estabelecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), denominado “Pesquisa de Orçamento Familiares” e que serve de base para as projeções de consumo da população brasileira. As despesas da população urbana são classificadas nas seguintes categorias: alimentação no domicílio, alimentação fora do domicílio, bebidas, manutenção do lar, artigos de limpeza, mobiliários e artigos do lar, eletrodomésticos e equipamentos, vestuário confeccionado, calçados, outras despesas com vestuário, transportes urbanos, gastos com veículo próprio, higiene e cuidados pessoais, gastos com medicamentos, outras despesas com saúde, livros e material escolar, matrículas e mensalidades, despesas com recreação e cultura, despesas com viagens, fumo, materiais de construção e outras despesas.


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