Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

21/10/2014 - Osasco - SP

Osasco firma convênio com AACD e medida beneficia mais de 20 mil pessoas mês




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
 
Na tarde desta quinta-feira (16), o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, acompanhado de sua esposa e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Missiano Lapas, recebeu, em seu Gabinete, representantes da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) para assinatura de convênio. O objetivo da iniciativa será colocar à disposição da população o atendimento multiprofissional para reabilitação física e fortalecimento de próteses. Os encaminhamentos dos pacientes deverão ser realizados por formulário próprio disponível nas Unidades de Saúde do município.

O convênio, assinado com duração de um ano e, possibilidade de prorrogação, propõe a reavaliação física de pacientes e fornecerá órteses e próteses, além de cadeiras de rodas motorizadas. A regulação das vagas será intermediada pela Secretaria de Saúde, fortalecendo, por exemplo, o projeto municipal já em funcionamento, “Bebê de Risco”, que lida com o acompanhamento médico da criança em seu processo de origem desde o pré-natal e o nascimento até o desenvolvimento infantil, por meio da realização de exames clínicos preventivos.
 
Os recursos do convênio são federais, via Ministério da Saúde, com contrapartida municipal no que diz respeito à operação dos agentes públicos de Osasco em suporte à Associação, bem como o gerenciamento dos recursos e procedimentos técnicos adotados. O montante do convênio é de R$ 4.679.929,20 milhões em repasse anual para a AACD, sendo R$ 389.994,10 correspondentes ao repasse mensal. Segundo estimativa técnica, mais de 20 mil pessoas serão beneficiada, por mês, em Osasco, com a parceria entre a Prefeitura e a AACD.
 
A Prefeitura e a Associação serão responsáveis pelo fornecimento de aparelhos e coletes ortopédicos, órteses e próteses (estas também para membros inferiores e superiores para todos os níveis de amputação), colares de imobilização, órteses plantares (palmilhas), calçados anatômicos, cadeiras de rodas e de banho, muletas e bengalas. A iniciativa deve ser divulgada nas Unidades de Saúde, gerenciada pelas centrais de Regulação de Vagas - que terão equipes treinadas e em operação na unidade da AACD Osasco, intermediando os encaminhamentos, bem como implantação do sistema informatizado, que deverá monitorar as vagas e necessidades de atendimentos.
 
Para o presidente da AACD Osasco, Roberto Nerguisian, o convênio significa um importante instrumento para as crianças com deficiência. “Sem dúvidas, os recursos nos ajudarão muito e, sobretudo, para trabalharmos na melhoria da qualidade de vida dos pacientes”, resumiu, ao lado de Carlos Seiscentos, diretor da associação em Osasco, e outros representantes da AACD.
 
O prefeito celebrou a reativação do convênio, que havia sido encerrado em setembro de 2012. "Damos muita importância para o trabalho desenvolvido pela AACD. É sempre um prazer recebê-los. É importante o poder público reconhecer o trabalho e tentar colaborar com as questões sociais sempre que possível".
 
O evento contou ainda com as participações do secretário de Relações Institucionais, Waldyr Ribeiro Filho; secretário adjunto de Saúde, Maurício Rosa; Jefferson Tomashevski, coordenador técnico da Secretaria de Saúde; dentre outras autoridades.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.