Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

17/10/2014 - Osasco - SP

Osasco promove "caminhada rosa" em combate ao câncer de mama e colo de útero




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A Prefeitura de Osasco, por meio da Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou na manhã de quinta-feira, 16/10, uma linda caminhada pelas ruas do Centro da cidade, com mulheres vestidas com camisetas em cor de rosa, em apoio à luta das mulheres contra o câncer de mama e colo de útero em adesão a campanha do “Outubro Rosa”. 

A caminhada deu início na Praça Duque de Caxias, seguindo pela avenida dos Autonomistas, rua Primitiva Vianco até o Calçadão de Osasco e contou com a participação de cerca de 300 pessoas, entre servidores, secretários municipais e autoridades. 
 
O objetivo da ação foi conscientizar as mulheres quanto à realização do autoexame (exame de toque), mobilizar a sociedade para os cuidados e atenção à saúde da mulher, intensificar o pedido junto ao governo do Estado de São Paulo para que o Instituto do Câncer de Osasco (ICESP) seja equipado com equipamentos de alta complexidade para que a unidade possa oferecer atendimento no tratamento do câncer para Osasco e os demais municípios da região da Grande São Paulo.
A coordenadora e organizadora do evento, Sônia Rainho, da Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial comentou a importância deste movimento. “É preciso que as mulheres lutem pelos seus direitos e nós tentamos fazer a nossa parte procurando alertá-las sobre os fatores de risco da doença, orientando sobre o modo de fazer o autoexame e a prevenção como melhor remédio”, disse. “Além disso, promovemos políticas públicas para a questão da mulher e da igualdade racial e combate a violência contra as mulheres”, concluiu.  
 
“A caminhada é um marco de massa para dar visibilidade para a cidade e chamar a atenção da sociedade para estimular e ajudar na luta contra o câncer de mama e colo de útero, que mata centenas de mulheres durante o ano em todo o mundo. Esta ação faz parte das estratégicas da Secretaria de Saúde, em trabalhar ações de promoção e proteção à saúde, em todas as UBS da cidade”, disse Gilma Rossafa, diretora de Atenção Básica das 35 UBS’s e Casa da Mulher. “Em outubro realizamos atividades em atenção às mulheres, no incentivo a coleta de exame de Papanicolau, da busca ativa das mulheres que interromperam o seu tratamento e dar todo o suporte necessário”, ressaltou.
 
“Considero importante este evento para mostrar que as mulheres estão na luta e na batalha contra esta doença”, disse Judith Augusto, funcionária da Secretaria de Educação. 
 
 
Para a agente de Saúde da UBS Vila Yolanda, Jaqueline de Jesus Freitas da Silva, a campanha do “Outubro Rosa” traz resultados positivos para a sociedade e as mulheres em especial. “Realizamos diversas palestras ao longo deste mês nas UBS’s e percebo que as pessoas têm muitas dúvidas sobre a doença. Instruímos sobre os procedimentos corretos do autoexame e a importância da prevenção. Os homens também estão mais interessados e procuram informar-se mais sobre o assunto. Aos poucos vamos vencendo os tabus, no entanto, é preciso um trabalho contínuo no combate ao câncer de mama e colo de útero”, disse.
 
Durante todo o mês de outubro, os serviços das secretarias de Saúde, Assistência e Promoção Social e as coordenadorias da Juventude e Promoção e Igualdade Racial realizam atividades para os usuários, ensinando a forma correta da realização do autoexame das mamas e a importância do diagnóstico precoce. A programação especial continua com as atividades até o final do mês.
 
No dia 21/10, às 15 horas, no Centro Público de Economia Popular e Solidária, na rua Dimitri Sensaud de Lavaud, 70, Vila Campesina-Osasco, será promovido pela Organização do Conselho de Direitos da Mulher e Comissão das Mulheres Advogadas da OAB o encontro "Conversando sobre nossa saúde e direitos”. 
“Outubro Rosa” – origem 
A campanha “Outubro Rosa” foi criada na cidade de Nova York, EUA, no inicio da década de 90, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, com a distribuição de laços em cor de rosa à população para conscientizá-la sobre a prevenção do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, e expandiu-se por todo o mundo. O laço tornou-se o símbolo deste movimento que, anualmente no mês de outubro, as cidades aderem à cor de rosa iluminando locais públicos e/ou históricos, entrando no clima do movimento, em apoio à luta contra o câncer de mama e colo de útero.
 
Participaram deste evento, as secretárias municipais Mônica Veloso (Desenvolvimento Trabalho e Inclusão), Solange Cristina Silva (Assistência e Promoção Social), Claudenis Begnini (diretor do Demutran), representantes das secretarias de Administração, Educação, Fundo Social de Solidariedade, GCM, Habitação, Saúde, Secontru, Cintia Sales, coordenadora da Juventude, Conselho Municipal do Idoso, o deputado estadual Marcos Martins e sua esposa Sueli Barca, os vereadores, Josias da Juco e Mazé Favarão, entre outros.


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.