Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

4/2/2016 - Osasco - SP

“Osasco Seguro” garante resultados expressivos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Controle Urbano de Osasco (Secontru), divulgou nesta quarta-feira (03/02) o resultado da operação “Osasco Seguro”, iniciativa com o objetivo de coibir preventiva e ostensivamente ações criminosas que aconteceram nos grandes centros comerciais da cidade, em especial no período de compras de Natal e Ano Novo em 2015. A mobilização coordenada e a estratégia eficiente garantiram resultados positivos à administração. A GCM registrou 67 ocorrências nos Distritos Policiais e 15 prisões em flagrante delito. O balanço compreendeu o período entre os dias 8 de dezembro e 5 de janeiro. A operação beneficiou mais de 1 milhão de consumidores.

O propósito do “Osasco Seguro” foi garantir a segurança da população nos comércios e shoppings centeres da região. As ações de policiamento foram estendidas às zonas Sul e Norte da cidade nos centros comerciais. Mais de 100 GCMs cuidaram da segurança de toda a cidade durante 24 horas.

Estratégia de resultado

Os flagrantes em delito foram por sequestro, tentativa de suicídio, desacato, apreensão de entorpecentes, um foragido capturado, três agressões físicas, duas violências domésticas, quatro atos infracionais e um atropelamento. Foram compiladas também ocorrências de trânsito, sendo aplicadas 1650 autuações por infrações, realizadas 16 operações de fiscalização do transporte clandestino e uma apreensão de veículo irregular, além de 14 ocorrências de acidente de trânsito, sendo 12 com vítimas.

Em ocorrências consideradas “internas”, foram realizadas 96 apreensões de produtos comercializados irregularmente, dentre eles cds, dvds, vestuários e alimentos e vistoriados 144 estabelecimentos comerciais, além de 16 operações da “Lei Seca”, ação que visa fiscalizar motoristas bêbados ou embriagados. Foram registradas duas ocorrências de danos ao patrimônio público e 26 auxílios foram prestados ao público. O balanço também revelou dados da “Mão Amiga”, iniciativa que teve como objetivo garantir a segurança dos usuários de terminais rodoviários da cidade durante a madrugada. Foram realizados 101 bloqueios em pontos estratégicos, 1.137 veículos vistoriados, 1.292 condutores averiguados, 193 autuados e seis apreendidos.

Durante a ação, a Secontru contou com o apoio das polícias Civil e Militar nas operações de segurança, além do apoio da Associação Comercial e Empresarial de Osasco (Aceo). O prefeito Jorge Lapas parabenizou a iniciativa. “Com o contato aproximado entre comerciantes, consumidores e agentes de segurança pública prevenimos a transgressões à lei e asseguramos maior sensação de segurança à população”, disse.

O secretário de Segurança e Controle Urbano, Lau Alencar, também enalteceu a operação. “A filosofia de uma polícia comunitária e cidadã está avançando e os resultados já estão sendo apresentados. Logo, poderemos perceber a diminuição dos índices de criminalidade da nossa cidade”, declarou.

Paulo Siqueira, comandante geral da Guarda Civil Municipal de Osasco (GCM), agradeceu a colaboração do cidadão. “Nós da GCM trabalhamos para intensificar o policiamento comunitário. O munícipe assumiu um papel fundamental na segurança pública, atuando de forma expressiva nas denúncias e solicitações encaminhadas”, explicou.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.