Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

26/8/2016 - Osasco - SP

Passagem da Tocha Olímpica por Osasco arrasta multidão




da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Osasco

Osasco recebeu, na quinta-feira, (21/07), 80º dia de revezamento da tocha olímpica do Rio 2016, um público diversificado e muito empolgado com o espírito dos jogos a serem iniciados na cidade maravilhosa no dia 5 de agosto. Foram mais de 100 mil pessoas que percorreram 19 quilômetros de percurso ao lado de 1,4 mil voluntários e dos 102 condutores pelas ruas e avenidas da cidade.

Organização impecável e empenhada

De acordo com a coordenadora geral da Força Tarefa de Osasco para organização Rio 2016, Mônica Araújo, o evento foi um sucesso de público, em um trabalho que teve início na assinatura do contrato com os organizadores dos Jogos, em 30 de junho de 2015. “De lá para cá foram muitas conversas, ajustes e um planejamento contínuo. Toda a equipe foi nota mil. Houve uma sintonia e parceria fina com os organizadores do Rio 2016. Tudo foi muito rápido, prático e eficiente. Trabalhamos muito bem e o clima foi ótimo. Pela dimensão do evento foi um dos mais fáceis que trabalhei pela pronta resposta e a agilidade dos organizadores”, comenta.

Animação de ponta a ponta

Já na largada da tocha na Praça do Samba, no Km 18, José Senador Carvalho, ciclista, animou-se com a passagem. “É uma alegria participar de um momento único como este. Com certeza demorará para voltar a acontecer no Brasil”, avaliou.

Thiago Alves Moreira, gerente comercial, com a filha Letícia nos ombros, demonstrava seu entusiasmo. “Trouxe minha filha para conhecer e saber como funciona o Esporte. Um momento inexplicável, que nunca mais iremos ver”.

Mais de 500 pessoas dançaram, correram e cantaram. Alguns entoaram o hino nacional e também animaram-se com a passagem dos veículos patrocinadores do evento. Comemoraram, riram e choraram de emoção. Artistas, músicos e bailarinos agitaram-se nas calçadas com adereços e fantasias.

José Benedito de Quadros, comerciante, assistiu ao revezamento nas proximidades do Viaduto Metálico Reinaldo de Oliveira. Para ele, Osasco entrou no espírito olímpico. “Nossa cidade sempre brilhou no esporte como em nosso Vôlei. Este é o momento para o povo se energizar e criarmos novos talentos”, disse.

Na região da Praça das Bandeiras, o diretor do Grupo dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia (5ª Região da Associação Paulistana), Jamil Messias, falou com emoção. “Promovemos atividades para crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos de idade. São diversas atividades de recreação, de cunho espiritual, socialização. Recebemos o convite para sermos os Guardas de honra e, com muito carinho, espalhamos para toda a nossa comunidade”, enfatizou.

Renata da Costa Oliveira, 32 anos, gerente, moradora do bairro do Butantã em São Paulo disse ser “gratificante participar de um evento que olha para o próximo. A tocha é um registro histórico e o simbolismo de união entre os vários povos e nações”, mencionou. Sua filha, Bianca da Costa Alves, 11 anos, explicou que “os diretores dos Desbravadores falaram para todas as crianças sobre a novidade da passagem da tocha e ficamos todos muito entusiasmados e animados. Não víamos a hora de vê-la de pertinho. É emocionante”, emendou.

Paulo Renato Santana da Silva, 13 anos, morador do Jardim Bela Vista, afirmou ser “muito legal ver a tocha na cidade onde eu moro e estudo. Quando falaram na igreja eu nem acreditei de tanta felicidade, mas ver de perto todos aqueles carros, a música e a alegria das pessoas me deixou muito feliz e empolgado”, disse. Camila da Silva Santana, 15 anos, moradora da Vila Menck, não cabia em si de tanta felicidade. “Olhar a tocha em Osasco é divertido e marcante demais. Toda a animação das pessoas nas ruas não tem preço. É muito contagiante olhar para cada um do seu lado e observar o sorriso no rosto, todos agitados e eufóricos”, expressou.

Os conselheiros do Clube dos Desbravadores, Jesaías da Silva, 30 anos, morador do Munhoz, e sua esposa, Jessica Aparecida, 25 anos, comentaram a emoção. “O clima é de animação e muita vontade de contribuir para que a passagem da tocha em Osasco seja uma das mais bonitas dentre as 83 cidades brasileiras”, afirmou Jesaías. “Admirar a tocha e a emoção que ela transmite são sensacionais. Vamos ajudar e torcer pelo sucesso dos jogos”, comentou a esposa. Sthephanny Sabino, 16 anos, moradora da City Bussocaba, demonstrou gratidão. “Estamos muito felizes pelo convite da Prefeitura. Queremos ajudar na organização da festa e fazê-la linda e marcante”, salientou.

Jaqueline Santos, 21 anos, moradora do Jardim Nosso Recanto, falou sobre o ineditismo. “Muitos gostariam de ver a tocha em Osasco e somos privilegiados por vivermos este momento único na história da cidade”. Filipe Araújo, 30 anos, morador do Centro de Osasco, considerou que “quem vive em Osasco tem muito orgulho de assistir e sobretudo contribuir com a organização e participação no evento. Somos um lugar de gente muito trabalhadora e estamos honrados em participar da passagem da tocha”, elogiou.

Aproximadamente 500 pessoas concentraram-se neste ponto para a passagem da tocha. Eles acenaram, gritaram e entoaram cânticos de louvor, além de emanar boas vibrações aos condutores e equipe de profissionais, desejando que os Jogos Olímpicos do Rio 2016 sejam um sucesso.  Uniformizados e populares estiveram em festa.

Artistas em festa

No ponto de ativação do Museu Municipal, estiveram membros da Escola Circo Picadeiro Centro de Eventos Pedro Bortolosso. O palhaço Anacleto, Jeferson Pinheli, 38 anos. Disse que “poder animar as pessoas enquanto a tocha passa é maravilhoso para um palhaço. Ver o sorriso estampado, a felicidade no olhar da criança e as famílias reunidas é exatamente o que eu acredito que os organizadores da passagem da tocha desejam. Então, façamos muita festa e distribuamos muita alegria”, opinou.

Petrônio Romero, 49 anos, professor e malabarista exaltou a iniciativa. “Os artistas tem muito carinho pelos jogos olímpicos e a tocha marca a história da competição. Com alegria vamos colorindo e animando cada pessoa que circula pelas ruas da cidade”, mencionou. Gabriel Rodrigues, 20 anos, “O Pequenininho”, artista das pernas de pau e malabarista, estava entre os que celebraram este momento. “Estou trabalhando, mas me divertindo. Vou guardar para toda a minha vida e contar para minhas futuras gerações o dia em que a tocha dos jogos olímpicos Rio 2016 passou por Osasco. Dia 21 de julho: nunca mais eu me esquecerei”, valorizou.

Oração e Fé

Na Catedral do Jardim Santo Antônio, Sebastiana Doris, 63 anos, aposentada, moradora da Vila Osasco, não continha a ansiedade. “Desde que eu soube da notícia da passagem da tocha fiquei felicíssima. Eu e meu marido acompanhamos a equipe do Vôlei Nestlé Osasco e queremos ver os destaques da equipe. Hoje é um dia para torcer, apoiar e comemorar os atletas e o simbolismo da tocha”, contou. Luiz Carlos Maia, 65 anos, seu marido, disse ser fã do vôlei e do esporte na cidade. “Receber o símbolo de uma competição das olimpíadas valoriza nossa cidade e mostra a grandeza dela. Guardaremos na história dela e de nossas famílias e amigos”, observou.

Danila Bárbara Havassi Gomes, 38 anos, professora de Artes do Colégio Objetivo, falou sobre a participação dos estudantes, que fizeram esculturas de arame com jornal pintadas com tinta spray. “Ficaram lindos os trabalhos que ilustram o espírito da competição”, ponderou.

Em frente à Catedral, cerca de 600 pessoas estiveram enfileiradas nas escadas da paróquia em festa. Rezaram ali mesmo para que a passagem da tocha pelo local ocorresse em paz, com segurança e tranquilidade. Crianças corriam pelas escadarias e as famílias perfilavam-se nas calçadas para as tradicionais selfies e postagens em redes sociais. Bexigas coloridas foram distribuídas e palavras de carinho trocadas entre os presentes.   

O sacerdote e vigário da Paróquia do Santo Antônio, Padre Luiz Rogério, destacou os pontos de ativação pela organização. “Reunimos jovens e pastorais em um encontro de fé e evangelização. Rezamos e louvamos a Deus”, assegurou.

Educação e cidadania: chamas olímpicas

O presidente da FITO (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco), Rubens  Aniz, esteve em frente à Unifesp Campus Osasco. “A passagem da tocha por Osasco evidencia o município, valoriza o esporte”, opinou. Celso Luiz Ferreira, representante comercial, disse que “é legal ver o povo nas ruas para prestigiar esse momento de alegria e quem sabe isso gere uma expectativa de que as olimpíadas sejam um sucesso”.

Na “Praça Mãozinha”,  Auro Novaes, professor, declarou ser um dia especial já que não poderia estar na cidade do Rio de Janeiro para acompanhar de perto as provas e modalidades. Marcos Machado, comerciante e ciclista do grupo OZ Bikers, demonstrou gratidão. “Para a gente é uma gratificação enorme participarmos desse momento histórico e único, talvez eu não consiga ver em outra ocasião a passagem da tocha olímpica”.

José Ricardo Galdini, educador físico e também ciclista OZ Bikers, comentou a participação dos ciclistas no evento. “No nosso grupo integramos o pessoal iniciante e aqueles que já têm uma experiência maior com a bike, a gente tem a preocupação de integrar todo mundo.

Houve uma parada simbólica na sede do Banco Bradesco, na Cidade de Deus. A estimativa é de que 10 mil funcionários acompanharam o revezamento no local. A ação contou com a presença de cinco grandes ídolos do esporte: o nadador paralímpico Daniel Dias, os medalhistas olímpicos Leila Barros, Gustavo Borges, Giovane Gávio e a ex-tenista Maria Esther Bueno, além do ator e apresentador Otaviano Costa, que foi o mestre de cerimônias do evento. Após passar pela sede do banco, o revezamento continuou circulando pelas ruas e avenidas da cidade de Osasco.

Show, entusiasmo e união

No palco central do Jardim Rochdale, na Avenida Brasil, onde aconteciam os shows das bandas Mulekagem, Projota e da cantora Mariana Fagundes, houve muita empolgação do público. Cleusa Marques da Silva, do lar, 58 anos, moradora do Vila Menck há 38 anos, sentiu-se privilegiada. “É muito emocionante estar aqui esperando a tocha passar”, relatou.

Andreia R. dos Santos, 43 anos, analista de documentos, moradora do Jardim Aliança, trouxe a família para ver o revezamento. “É um momento histórico para o Brasil e principalmente, para Osasco. Fiz questão de trazer meu filho para que meu filho presencie a tocha olímpica passar por nossa cidade e conte para os filhos, netos dele”, discorreu. O marido, Antônio Ferreira da Silva, 62 anos, que atua com limpeza urbana, e seu filho, Roger Waldy dos Santos, 8 anos também ficaram radiantes com o comboio e tocha. Ivadir Pedro de Menezes, 75 anos, aposentado, morador da Vila Ayrosa desde 1967 explicou que “não imaginava que a tocha olímpica passaria por Osasco. Moro aqui há quase 50 anos e estou muito emocionado com este acontecimento”, empolgou-se.

Representando as autoridades oficiais, o evento contou com exposição do secretário mirim de Esporte, Recreação e Lazer, Lucas Silva de Jesus, que agradeceu pelos esforços conjuntos e organização durante o revezamento. “As olimpíadas na era moderna proporcionam uma boa convivência das tradições entre os diferentes povos. Nos últimos meses, diversas pessoas de diferentes etnias e profissões se unirão para trazer a tocha Olímpica ao Brasil. E hoje nossa querida cidade recebe com muito orgulho a tocha olímpica” declarou.

A apresentação do espetáculo ficou por conta do Mc Doug. Caminhões dos patrocinadores oficiais dos Jogos Olímpicos fizeram entregas de brindes durante os shows.

Após a pira acesa, a prefeita mirim de Osasco, Heloisa Santos Matos, foi a representante da cidade ao discursar no palco do Rochdale. “Nesse ano de 2016, em que acontecerão os jogos e as competições olímpicas no Brasil, estou muito feliz por ter a oportunidade de participar dessa linda festa e aproveito para dizer que o esporte é muito importante na vida das crianças, por isso quero agradecer ao nosso prefeito e nossa secretária de Educação, Solange Cristina da Silva, que nos permitem praticar exercícios físicos em nossas escolas por meio das aulas de educação física e do projeto Escola o Tempo Todo. Agradeço também a todos os educadores do município de Osasco por todo o ensinamento diário e  minha família pelo carinho”, finalizou.

A central do Vôlei Nestlé/Osasco, Saraelen Ferreira, que mora desde os oito anos na cidade e foi criada no Jardim 1º de Maio, esteve entre os principais nomes que carregaram a tocha olímpica. O vôlei também foi representado por seu treinador, Luizomar de Moura. O ex-jogador de futebol, Walter Casagrande Júnior, foi outro nome de destaque entre os participantes do percurso, além do apresentador do Globo Esporte de São Paulo, Ivan Moré. A tocha passou pelas mãos ainda de Lino Barros (pugilista e ex-campeão mundial de boxe); Leir Gilmar (ex-goleiro do Palmeiras e da Seleção Brasileira de Futebol) e o mestre em Judô, Massanori Yanagimori.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.