Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

17/6/2016 - Osasco - SP

Prefeitura de Osasco inicia “Operação Inverno”




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) iniciou no dia 06 de junho a “Operação Inverno”, com foco no atendimento à população em situação de rua. O serviço conta com uma equipe de aproximação social engajada em localizar esses indivíduos e oferecer condições para minimizar os efeitos nocivos do frio dessa parcela da população que necessita de ajuda. 

As buscas ativas, como são chamadas pelos agentes sociais, acontecem em dois períodos: durante o dia e principalmente à noite, quando as temperaturas diminuem bruscamente. A abordagem é feita através do diálogo e da confiança. Para aqueles mais resistentes em ir para os albergues, a Prefeitura disponibiliza roupas de frio e cobertores. 

Pela manhã os moradores em situação de rua são encaminhados para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), no Jardim Piratininga. Lá eles tomam banho, ganham roupas novas, refeição e participam de atividades. O CREAS POP também oferece uma análise individual com assistentes sociais e psicólogos, tendo em vista a inclusão dessas pessoas em uma rede socioassistencial e nas demais políticas públicas de assistência social. À noite eles são direcionados aos albergues, momento em que recebem cuidados de higiene e alimentação e podem dormir bem mais aquecidos. 

O município dispõe de dois albergues que disponibilizam o total de 92 vagas para moradores em situação de rua. Essa quantidade é aumentada, em geral, em 30% no período do inverno, chegando a 119 vagas. O Albergue I está localizado na região central do município, na Avenida Maria Campos, 75, Centro. Essa unidade recebe pessoas em situação de rua que possuem animais. 

No Albergue II da zona Norte, localizado na Rua Belo Horizonte, 80, no Rochdale, os agentes recebem moradores, que tenham carrocinhas de reciclagem. 

Pensando em ações culturais e de saúde dentro dos albergues, a Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Cultura e Secretaria de Relações Internacionais realiza durante o inverno a apresentação de filmes nacionais uma vez por semana, com telão, pipoca e chocolate quente.  A Secretaria de Saúde oferece vacinas contra a gripe para a população em situação de rua e realiza palestras educativas sobre os cuidados com a saúde.

Serviço “Operação Inverno”

A “Operação Inverno” tem previsão de término no dia 30 de agosto, quando as temperaturas começam a elevar. 

Quem souber de algum morador em situação de rua, basta ligar para a Secretaria de Assistência Social através do telefone (11) 2183-6700 e/ou também pode ligar na Central 156, que funciona 24 horas. 

Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua – CREAS POP. Local: Rua Martin Afonso, 75 – Jardim Piratininga. Telefone: (11) 3698-5727. 

Albergue I – Zona Sul – Local: Avenida Maria Campos, 75, Centro. 

Albergue II – Zona Norte – Local: Rua Belo Horizonte, 80, Rochdale. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.