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24/11/2015 - Osasco - SP

“Programa de Educação” Inclusiva da Prefeitura de Osasco é finalista ao prêmio




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

O Programa de Educação Inclusiva (PEI), da Secretaria Municipal de Educação de Osasco, está entre os dez finalistas do “5º Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência – Edição 2015” do Estado de São Paulo, que visa identificar e reconhecer publicamente as melhores ações para pessoas com deficiência, no âmbito estadual e municipal, realizados pelos gestores públicos e organizações da sociedade civil.

Das 100 ações inscritas por prefeituras municipais e instituições, dez foram selecionadas como as Melhores Práticas Inclusivas, segundo critérios estabelecidos pelo regulamento do prêmio. Os vencedores terão suas práticas divulgadas em publicação distribuída na Cerimônia de Premiação e reconhecimento público nos web sites da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“Recebemos o resultado, com imensa satisfação de que, as práticas de educação inclusiva das unidades educacionais do município de Osasco, representam os esforços de todos os que buscam alternativas na melhoria da qualidade de vida das pessoas sem e com deficiência”. Este resultado elucida o quanto as ações na educação inclusivas são importantes para os alunos com deficiência, destacou a secretária de Educação, Régia Maria Gouveia Sarmento.

As escolas da Prefeitura de Osasco desenvolvem o PEI como política pública prioritária do município, que se refere a uma reestruturação cultural, prática e de políticas vivenciadas nas escolas, de modo que estas respondam à diversidade dos alunos, como explicou o professor Edvaldo Felix, que coordena a Assessoria Inclusiva da Secretaria de Educação. “O aumento do número de escolas com professores especializados no Atendimento Educacional Especializado (AEE), juntamente a orientação e assessoria da equipe técnica da secretaria são importantíssimas para implantarmos uma política pública de qualidade”, concluiu.

A educação municipal também tem investido em grandes projetos como a Equoterapia e a Hidroterapia, que são atividades que exigem participação do corpo inteiro, trabalhando e desenvolvendo a coordenação motora, postura, ritmo, equilíbrio, flexibilidade e, assim, ajudando na qualidade de ensino da criança, além de ser um recurso utilizado pedagogicamente para auxiliar a inclusão escolar de alunos com deficiências, que necessitam de apoio para participar das atividades no âmbito educacional.

A Cerimônia de Premiação do “IV Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência – Edição 2015” será realizada no dia 03 de dezembro às 15h, no Auditório da Secretaria, localizado na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10, Barra Funda, em São Paulo.

Saiba Mais

O Programa é considerado referência em projetos de Educação Inclusiva no país, e mencionado na revista “O enfrentamento da exclusão escolar no Brasil” da UNICEF edição 2014, que relatou os avanços nas escolas da rede municipal que são polo no atendimento educacional especializado, bem como as aulas de libras, além dos depoimentos de professores e familiares como o de Sarah Raquel Farias, 9 anos, que tem síndrome de Down, estudante na EMEF Anézio Cabral, o aluno Matheus Teles de Almeida, de 11 anos, sofre de Miopatia, uma doença neuromuscular, educando na EMEF Pastor Josias Baptista, além dos relatos das EMEF General Antônio de Sampaio, EMEF João Larizzatti e EMEF Marechal Bittencurt.

Para conhecer em PDF a revista digital “O enfrentamento da exclusão escolar no Brasil”, acesse o link: www.unicef.org/brazil/pt/br_enfrentamento_exclusao_escolar.pdf.

 



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