Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

20/7/2017 - Osasco - SP

Projeto de escola barueriense foi selecionado entre os cinco melhores inscritos do Brasil




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

 

O programa “Ocupação Criança”, realizado pelo Instituto Avisa Lá, que conta com a parceria da Unicef tem o objetivo de sensibilizar, comunicar e socializar práticas que respeitam o potencial infantil nos segmentos da educação infantil e séries inicias do ensino fundamental.

Escolas de todo Brasil participaram com os mais diferentes projetos e a Emei Décio Trujillo, de Barueri, ficou entre as cinco escolhidas entre todas as inscritas, juntamente com os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com a diretora Damaris Gally, o projeto barueriense, denominado “Construções” foi trabalhado desde o início do ano e as propostas mostraram como as crianças expressavam suas opiniões e pensamentos sobre o que construíam. Na maioria das vezes, organizaram-se em pequenos grupos para a realização de um projeto, compartilhavam seus saberes e vibravam quando encontravam soluções para resolver algum problema ou mesmo quando concluíam um trabalho.

 

Outro fator importante foi a diminuição de conflitos entre elas, pois os materiais pertenciam a todos e cada uma fazia dele o uso que a sua imaginação permitisse.   Durante o processo, as crianças exploraram vários conceitos como: equilíbrio, massa, estética, resolução de problemas. 

A professora Jerusa Pereira de Jesus, autora do projeto foi quem inscreveu o trabalho de construções com papelão no programa do Instituto Avisa Lá. Segundo a educadora, o projeto “Construções” surgiu a partir da observação das ações, das interações, das ideias, dos diálogos entre as crianças. Um trabalho de escuta atenta possibilitou não apenas visualizar o que as crianças fazem, mas dar visibilidade às suas competências. “Ao invés de trazer propostas prontas resolvi pensar em situações em que as crianças tivessem a oportunidade de ser autônomas e coautoras de seus trabalhos por meio da experimentação, pesquisas, interações e explorações, assim tinha como foco de observação o processo e não apenas o produto. Durante as propostas de construção as crianças expressavam suas opiniões e pensamentos sobre o que construíam. Na maioria das vezes, organizavam-se em pequenos grupos para a realização de um projeto, compartilhavam seus saberes e vibravam quando encontravam soluções para resolver algum problema ou mesmo quando concluíam um trabalho”, explicou.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.