Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

29/6/2015 - Osasco - SP

Sema Osasco participa de encontro nacional da Anamma




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
A prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), participou do 24º Encontro Nacional da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA). Realizado de 23 a 25 de junho, em Campinas, o evento avaliou as ações municipais e estaduais relacionadas ao meio ambiente. Crise hídrica, aquecimento global, fim dos lixões, financiamento dos sistemas municipais de Meio Ambiente, Lei 140/2011 e eleição Anamma (biênio 2015-2017) foram os temas principais do encontro. 
 
Na oportunidade Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente de Osasco, expôs banner com algumas atividades realizadas por sua pasta. Ainda, distribuiu bolsas ecológicas contendo folders e panfletos (Borboletário, projeto Biodiesel, projeto Proteção de Minas e Nascentes) e revistas das ações de educação ambiental da Sema. 

Carlos Marx participou de algumas de discussões como a mesa “Atuação da Gestão Ambiental à Luz da Lei Complementar nº 140/11”. A Lei fixa normas sobre a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna, da flora e dos biomas. 

Os palestrantes desta mesa abordaram os seguintes temas: Construção de uma Nova Relação de Competência Ambiental entre os Entes Federativos; Novos Desafios para a Gestão Ambiental Municipal; e Os Desafios e Perspectivas de Desenvolvimento Municipal na Gestão Ambiental Brasileira. 
 
Para Carlos Marx, os desafios são muitos, mas quando se trata de trilhar o caminho do desenvolvimento sustentável é possível se fortalecer à medida em que os gestores públicos, os empresários e as pessoas se envolvem com o tema traçando ações e colocando-as em prática. 

Assembleia Anamma

A Anamma realizou eleição de sua diretoria nacional para o Biênio 2015/2017.  O oceanógrafo Rogério Menezes, atual secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, foi eleito presidente. Em sua fala destacou o papel do órgão no fortalecimento dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente. 

Muito emocionado, Rogério Menezes se comprometeu a, entre outras coisas, estimular a participação dos municípios na definição e no cumprimento da política ambiental do país, integrando os Conselhos Estaduais de Meio Ambiente e o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). “Destaco também a responsabilidade de todos no sentido de trabalhar coletivamente por uma Anamma forte e sustentável”. 

A Secretaria de Meio Ambiente de Osasco vai contribuir para o fortalecimento da Anamma, pois entende ser de fundamental importância o trabalho da entidade para amparar legalmente as ações que as cidades desenvolvem, podendo auxiliar na tramitação dos projetos dos municípios em Brasília e liberação de verbas pelo governo federal.

 
Aparecido Pires de Castro, secretário da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente do município de Barueri, também esteve presente. Carlos Marx, da Sema Osasco, afirma que pretende trabalhar pela adesão dos municípios da região à Anamma.
 
A programação do encontro contou com mesas temáticas (Gestão de Resíduos Sólidos; Financiamento dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e a Crise Hídrica; e A cidade que temos e a cidade que queremos) e painéis especiais ligados à implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Pioneirismo em Logística Reversa; e Experiências Exitosas em Logística Reversa), além de atividades culturais, visita técnica à Usina Solar de Tanquinho e exposição de banners.


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.