Sexta-Feira, 3 de Dezembro de 2021

Lucas Pelisari

Lucas W. Pelisari é escritor, formando em Investigação Forense e Perícia Criminal. Cursa Direito e atua profissionalmente no marketing. Sua especialidade é empreendedorismo e marketing digital.

Ver todas as colunas

A gestão do seu negócio em suas mãos: Saiba mais para alavancar



Abrir uma empresa exige um controle contínuo de diversas atividades que geralmente estão relacionadas a variados segmentos de atuação. No entanto, comumente, são os próprios empresários que são os principais responsáveis pela gestão em seu negócio.  

 

Isso significa que, além da atenção necessária com todos os aspectos referentes à realização das ações burocráticas de abertura de uma empresa, esses empreendedores também precisam controlar a contratação de funcionários, entre tantos outros.  

 

Em conjunto com todas essas responsabilidades, é necessário ainda garantir que a administração dessas tarefas seja bem feita.

 

Isso porque, essa parte pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de toda companhia. Interferindo na efetividade das ações, na captação de novos clientes e no alcance de metas. 

Importância de controlar as finanças empresariais 

O conhecimento acerca dos princípios ministrados no curso de administração financeira faculdade é uma necessidade imprescindível na formação de um empresário de sucesso.

Isso porque, mais do que garantir um currículo interessante, essas informações são essenciais para a sobrevivência de uma empresa. 

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas, aproximadamente um terço das empresas brasileiras declaram falência e encerram o seu funcionamento em menos de dois anos de atuação.  

 

Entre os principais motivos que levam os empresários e investidores a serem obrigados a colocar fim na instituição, o despreparo financeiro e a falta de planejamento prévio são os principais motivos declarados. 

 

Não é para menos, a saúde financeira de uma empresa é a principal responsável pela viabilização do pleno funcionamento de todas as atividades internas que mantêm a organização em funcionamento.  

 

Assim, o investimento em uma faculdade gestão financeira ead permite aos gestores a realização de um controle financeiro mais otimizado e eficiente, o que resulta em impactos bastante positivos, como: 

 

  • Visão ampliada sobre a real situação do negócio; 

  • Melhora na tomada de decisões; 

  • Identificação de pontos a serem aperfeiçoados; 

  • Corte de desperdícios mais efetivo; 

  • Aumento da previsibilidade de resultados; 

  • Construção de metas e objetivos alcançáveis. 

 

Além disso, um controle monetário adequado permite uma gestão de negócios mais eficiente, a melhora da organização institucional, o aprimoramento do controle dos colaboradores e a efetuação de ações de captação de leads mais rentáveis.  

O papel da gestão de negócios na organização e sucesso comercial 

Ainda que pareçam se tratar de sessões distintas, a administração financeira e a gestão de startups e empreendedorismo digital são áreas completamente interligadas e codependentes. 

 

Principalmente quando os empresários são os principais responsáveis por todas essas ações.  

 

Afinal, a gestão de negócios além de ser crucial para a estabilização econômica da empresa, é uma peça muito importante para alavancar os resultados e tornar os objetivos pré-estabelecidos mais próximos da realidade.  

 

Isso porque, esta área é responsável por unificar a administração das questões financeiras com o aspecto mais humano das atividades institucionais. 

Isso significa que, além da atuação burocrática, ela também foca no aperfeiçoamento de diversas áreas específicas, como a sessão de: 

 

  • Marketing; 

  • Logística; 

  • Atendimento; 

  • Recursos humanos; 

  • Estoque; 

  • Transporte, entre outros. 

 

Isso é feito por meio da criação de planejamentos mais efetivos, da otimização do tempo dos funcionários, do aperfeiçoamento dos processos operacionais e da melhora geral na produtividade e motivação dos colaboradores de todas as áreas.  

 

Essas ações afetam diretamente na qualidade dos serviços prestados, no nível de satisfação da equipe, dos fornecedores e do público consumidor. 

 

Todas as melhorias realizadas são refletidas diretamente no número de novas vendas e no aumento da lucratividade. 

Como realizar um bom gerenciamento comercial 

Um bom gerenciamento comercial é responsável por alavancar as novas vendas, ampliar o Ticket Médio da instituição, alcançar mais facilmente as metas e fazer com que o crescimento e consolidação da empresa seja feito em um ritmo mais sustentável.  

 

Para isso, é preciso que haja um enfoque na organização, controle, análise e planejamento de ações. Assim, os profissionais responsáveis por essa função precisam estar aptos para a: 

  1. Aquisição de novos conhecimentos sobre empreendedorismo  

A enorme competitividade do mercado tem exigido das empresas e dos seus fundadores cada vez mais. 

 

Isso porque, o infinito fluxo de informações acerca de ações e estratégias que tornam a sua empresa mais competitiva, faz com que se manter atualizado dessas modernidades se torne um requisito básico. 

 

Afinal, ficar desatualizado sobre um novo mecanismo de planejamento financeiro ou publicitário, pode fazer com que os seus clientes passem a comprar em concorrentes mais aptos a conquistar a fidelização dessas pessoas.  

 

Assim, desde o primeiro momento, os empreendedores precisam estar sempre atualizados sobre questões que envolvem a gestão empresarial e a organização de uma empresa, desde os setores financeiros, até as redes sociais mais utilizadas pelo público-alvo.  

  1. Confecção de um planejamento estratégico 

A abertura de um negócio é seguida por inúmeros problemas e adversidades que invariavelmente irão ameaçar a realização de novas vendas e, consequentemente, a sobrevivência da empresa. 

 

Por isso, a realização de um planejamento estratégico que segue a cultura e o cenário da empresa é tão importante. 

 

A construção de um plano de negócio previo a abertura da instituição comercial, é essencial para que os empresários se familiarizem com o mercado, com as necessidades do público, com as características dos consumidores e as necessidades do setor. 

 

Afinal, deste modo, é mais possível prever os maiores desafios enfrentados por companhias semelhantes à sua – o que permite uma preparação para o futuro – e a identificação dos aspectos que tornaram o seu negócio único e competitivo.  

 

O plano de negócio também servirá como um guia para a formulação das demais tomadas de decisão e da realização de ações que levem a instituição sempre para mais próximo das metas e objetivos originais.  

  1. Aplicação de uma boa gestão de pessoas 

Conhecer mais profundamente sobre os principais fundamentos da gestão de recursos humanos ead é fundamental para a contratação de uma mão de obra qualificada e para a confecção de produtos ou serviços mais otimizados.  

 

Contudo, além de viabilizar a atração de profissionais mais capacitados, as ações de recursos humanos também são capazes de garantir uma maior agilidade no trabalho e o aumento da produtividade de todos os integrantes da equipe.  

 

Um gestor que possui graduação em gestão de pessoas é ainda mais apto para reduzir a rotatividade na empresa, os gastos com novos processos seletivos e despesas rescisórias, custos de novos treinamentos, entre outros valores que causam impactos importantes.  

 

Por isso, um gerenciamento de qualidade envolve desde as melhores decisões no momento da contratação de pessoas até a manutenção do relacionamento com esses profissionais e uma administração apropriada da equipe.  

  1. Capacitação sobre as ações de marketing e publicidade 

Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento de ferramentas digitais eficientes, a utilização das ações de marketing e de publicidade deixaram de ser exclusividades de empresas maiores e se tornaram uma necessidade de todas as instituições comerciais.  

 

Assim, o interesse na formação em uma faculdade de vendas e marketing também se converteu em um aspecto bastante comum entre os gestores e empresários dos mais variados ramos de atuação.  

 

Até porque, além de servir para a promoção da marca, essas ações se tornaram essenciais para a construção de um relacionamento com os clientes, auxiliando no reconhecimento das características do público e viabilizando a personalização do atendimento. 

 

O emprego adequado das ações e estratégias de marketing, além de serem mais acessíveis até para as micro e pequenas empresas, também são essenciais para a captura de novos leads, a retenção dos clientes e o crescimento da rentabilidade da instituição.  

  1. Atenção aos custos e gastos da empresa 

Como dito anteriormente, o controle da saúde financeira de uma empresa é uma das características principais para certificar o desenvolvimento satisfatório das funções e o crescimento da instituição.  

 

No entanto, o investimento em um curso de gestão financeira empresarial também pode ser muito relevante para o acompanhamento dos custos e dos gastos da companhia. 

 

Isso porque, essa é uma área facilmente negligenciada, mas que pode ter impactos severos na administração financeira. 

 

De acordo com dados divulgados pela Serasa, das 17 milhões de empresas em atividade no país, cerca de 5,4 milhões possuem problemas com endividamento ou inadimplência. 

 

Essas ocorrências, por menores que sejam, podem acabar se tornando uma bola de neve que compromete todo o negócio. 

 

Assim, as aulas ead gestão financeira são capazes de auxiliar os empreendedores a efetuar um bom acompanhamento dos custos periódicos da empresa, identificando os gastos desnecessários e reduzindo as despesas totais da empresa.  

 

Além de tornar a instituição mais eficiente e os processos mais econômicos, um gerenciamento financeiro bem estruturado pode tornar os valores das mercadorias mais atraentes e os clientes mais dispostos a realizar novas compras.

 

 












Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2021, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.