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Site:www.g4registrodemarcas.com.br

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POR QUE PROTEGER A SUA MARCA?

                Depois de criar o nome da sua empresa ou de seu produto, qual é o próximo passo para que funcione sem problemas? RESPOSTA: Registrar a marca.

                Muitos empreendedores acham que esta etapa não tem urgência nem necessidade, mas o processo completo leva cerca de dois anos, pelo menos; por isso é importante iniciar os trâmites para o registro o quanto antes. E não faltam especialistas defendendo que o nome e o logotipo da empresa, cada vez mais, é um importante bem a ser resguardado.

                Quando esses empresários, comerciantes, profissionais liberais e empresas em geral percebem que o seu sucesso está registrado no nome de outra pessoa, passam a enfrentar uma crise de identidade que poderia ter sido evitada, lá no início de suas atividades ou no lançamento de um novo produto. Aí as empresas descobrem que deveriam ter ouvido alguém que lhes disse, por que você não registra a sua marca?

                É por isso que um dos grandes ativos de uma empresa é a marca que identifica seus produtos e serviços. É preciso proteger esse bem. Para evitar problemas judiciais, o registro de marcas deve acontecer assim que o negócio é iniciado. Mas nem sempre quem abre um novo negócio se preocupa com o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

                Acontece que, enquanto se preocupam apenas em investir no lançamento e consolidação da marca no mercado, quase 300 novos pedidos de registro de marcas são feitos por dia. Em média, 100 mil novos pedidos de registro por ano são analisados pelo Inpi.

                99% dos empresários procuram registrar suas marcas somente quando descobrem que outra pessoa está usando a sua marca. Apenas 1% quando está abrindo o seu negócio.

 

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          O titular de marca registrada adquire exclusividade de uso em todo o território nacional, dentro da sua área de atuação. Mas os benefícios do registro não param por aí, como se pode verificar adiante:

1) Combate à falsificação: o direito de impedir terceiros quanto ao uso desautorizado de sua marca, ou até mesmo por semelhança, com a possibilidade de obter reparação judicial por eventuais prejuízos causados ao seu titular.

2) Segurança e retorno do investimento: a certeza de que a marca escolhida pelo empresário não viola direito alheio. Isso evita que a empresa tenha que interromper o uso da marca, após ter investido consideravelmente nela, bem como o pagamento de indenizações por uso indevido de marca de terceiro.

3) Fonte de Receita: a marca pode ser licenciada a outras pessoas físicas e jurídicas e, em contrapartida, seu titular recebe royalties pela utilização. Pode fazer parte ainda de um projeto de franquias, gerando novas receitas ao seu proprietário.

4) Obtenção de Crédito: O BNDES já tem aceitado marcas registradas como forma de garantia na liberação de recursos financeiros.

                A G4 presta assessoria jurídica, administrativa e empresarial na área de registro de marcas e patentes contando com profissionais com mais de 15 anos de atuação. Com sua sede administrativa em Ribeirão Preto-SP e tendo como clientes pessoas físicas e jurídicas no Brasil, comprovada qualidade, satisfação e eficiência dos serviços prestados, principalmente para pequenas empresas.

 

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Processo de registro de marcas no Brasil realizado pela G4

         As fases e o investimento necessário para o registro de marca, perante o INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial no Brasil segue as seguintes etapas:   


1. PESQUISA DA MARCA:  
 Realizada no banco de dados oficial do INPI, em nível nacional, informa sobre a existência de marcas que, porventura, tenham sido requeridas ou registradas e que poderiam causar algum obstáculo em um processo de registro da marca solicitada. Tal procedimento não é cobrado pela G4.   


2. DEPÓSITO DO REGISTRO DA MARCA:  
 Preparação de toda a documentação, apresentação do pedido de registro de marca junto ao INPI e envio da cópia do processo e do protocolo a V.S.ª. A partir dessa fase, o processo será cadastrado em nosso sistema para acompanhamento semanal, assim como procederemos à vigilância de processos de terceiros, até a concessão do registro.  O investimento para essa fase inicial é de um salário mínimo nacional em até 03 parcelas iguais, sendo a primeira na entrega do processo e assinatura do contrato e demais parcelas para 30 e 60 dias. A taxa atual de recolhimento federal - GRU do INPI é de R$ 142,00 para MEI, ME e EPP. Demais empresas a taxa é de R$355,00  O prazo de entrega desta etapa é de no máximo 10 dias após recebimento da documentação e do primeiro pagamento.   


3. PUBLICAÇÃO DO REGISTRO DA MARCA (De 20 a 30 dias após protocolo):  
 Tendo como veículo a RPI (Revista da Propriedade Industrial), órgão oficial do INPI, torna público o pedido de registro de marca, dando ciência do mesmo e abrindo prazo para a apresentação de oposições por parte de terceiros. Tal procedimento não é cobrado pela G4.   


4. DEFERIMENTO DA MARCA:  
 Após aproximadamente 02 anos e meio da data do depósito ocorre a fase final do processo de marca, garantindo ao seu titular, desde que recolhida a taxa do primeiro decênio (10 anos). A taxa atual para MEI, ME e EPP é de R$ 298,00. Demais empresas R$ 745,00. Será praticado o valor de taxa vigente na data do deferimento. Após o deferimento do registro da marca a taxa deverá ser recolhida de 10 em 10 anos. 

 
5. MONITORAMENTO DA MARCA ATÉ O DEFERIMENTO DO PROCESSO:  

 Controle semanal junto ao INPI e de mercado nacional, incluindo redes sociais, para impedir, caso necessário e através de oposição ou notificação judicial, que outros registrem ou façam uso indevido de marcas e nomes comerciais iguais ou semelhantes ao já registrado pela sua empresa bem como orientação e atualização sobre dúvidas em relação ao processo garantindo e protegendo o registro da marca junto ao Instituto Nacional de propriedade Industrial- INPI.  O investimento para esta prestação de serviços será de um salário mínimo nacional por ano.

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