Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

26/1/2018 - Osasco - SP

Ação no Ganha Tempo apresenta UBSs à população




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

 

Você sabia que na Unidade Básica de Saúde (UBS) perto da sua casa há mais especialidades do que clínica geral, pediatria, odontologia e ginecologia? E que muitos dos motivos que levam as pessoas ao pronto-atendimento podem – e devem – ser resolvidos na própria UBS? 

Essas e outras informações foram cuidadosamente explicadas pela equipe de Enfermagem da rede de Saúde de Barueri a quem passou pelo Ganha Tempo Municipal na manhã do dia 10 de janeiro. A ação teve o objetivo de fortalecer a atenção primária, que abrange prevenção e promoção de saúde, mostrando às pessoas os serviços disponíveis nas UBSs e que, muitas vezes, elas não conhecem. 

Melhor prevenir do que remediar 
“A UBS evita agravos à saúde preventivamente, bem como controla doenças crônicas e diminui as idas ao pronto-socorro”, explica a Diretora Técnica de Enfermagem, Fernanda Lucas Medeiros Munhoz. Segundo ela, há atendimentos que nem precisam ser agendados. É o caso de inalação, vacinas, coleta de exames, aferição de pressão, curativos, medicação e até urgência odontológica – tudo isso baseado nos princípios do acolhimento, que garante atenção ao paciente e escuta qualificada.   

Conforme explica a enfermeira da rede, Thaís Andrea Tonissi de Lima, “as pessoas vão para o pronto-socorro quando já estão doentes. Nas UBSs nós fazemos uma promoção, uma prevenção de saúde para que elas não entrem em uma emergência. Temos que prevenir que ocorram os agravos de saúde para não precisar do atendimento de urgência e emergência”, salienta.  

 

Mais serviços e especialistas 
Atualmente, as UBSs de Barueri contam com especialistas como cardiologista, oftalmologista, dermatologista, nutricionista, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, farmacêutico, assistente social e terapeuta ocupacional, além do clínico geral, pediatra, ginecologista e dentista. 

A variedade de serviços também é grande: ultrassonografia, ECG (eletrocardiograma), pré-natal de alto risco, recém-nascido de alto risco, hebiatria, mastologia, colposcopia, cardiotocografia, odontologia especializada e o Programa de Atendimento Domicilar (PAD), voltado às pessoas impossibilitadas de irem à unidade. Procure a UBS mais próxima e conheça o que ela tem a oferecer.  

Tudo isso era novidade para dona Luzia da Silva Araújo, 59 anos, moradora de Barueri há 25. “Tem gente que está aqui dentro e procura fora porque não sabe de tudo”, diz ela, que achou ótimo conhecer melhor os serviços à sua disposição. De mesma opinião foi Patrícia Rodrigues, que aproveitou para tirar todas as dúvidas. “Gostei da ação, achei ótimo ter orientações sobre a saúde, não é tudo que a gente sabe e isso ajuda bastante”, declara.  

Grupos 
Os grupos são outros diferenciais das UBSs. Temáticos, reúnem pessoas com o mesmo perfil periodicamente, integram e estão sempre trazendo informações atualizadas e atividades focadas. Na rede há grupos de gestantes, idosos, adolescentes, hipertensos, diabéticos, saúde da mulher, aleitamento e puerpério, além de caminhadas, danças e muito mais. “Os enfermeiros que trabalham dentro das unidades fazem trabalhos de prevenção e de promoção da saúde por meio dos grupos. O serviço de acolhimento feito com o enfermeiro é muito importante. A população acaba não conhecendo o serviço e não sabendo a quem procurar”, complementa a enfermeira Thaís. 

Barueri possui 16 Unidades Básicas de Saúde. Em breve serão 18, já que duas estão em fase de construção: uma no Vale do Sol e outra no Jardim Tupan – ambas devem ser entregues ainda em 2018.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.