Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

19/10/2012 - Osasco - SP

Bibliotecas Municipais adquirem mais de 5 mil livros por meio da Fundação Biblioteca Nacional




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

As bibliotecas municipais Monteiro Lobato (Central) e Heitor Sinegaglia (Zona Sul) receberam, no mês de setembro, recursos no total de R$ 49.400 para a aquisição de 5.400 livros, por meio do Programa de Atualização e Ampliação de Acervos de Bibliotecas de Acesso Público (Edital 3/2011-Livros de Baixo Preço), lançado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

Voltado às bibliotecas cadastradas no Sistema Nacional de Bibliotecas (SNB), o Edital permitiu aos Comitês de Acervos das Bibliotecas escolherem os livros, entre 10 mil títulos sugeridos, no valor de até R$ 10, disponibilizados no Portal do Livro, da FBN.

Entre os novos títulos estão obras de diversos autores, para várias idades, e de temáticas diferenciadas tais como cordel, poesia, cultura afro, cultura popular brasileira, áudio livro, educação, política, história, clássicos da Literatura, esportes, dicionários, culinária, espiritismo, direito, informática, administração, música e teatro.

De acordo com o secretário da Cultura, Luciano Jurcovichi, a aquisição de novos livros, “além de representar a ampliação do acervo das Bibliotecas de Osasco, também faz parte da construção de uma política pública do livro e leitura na cidade, elaborada em parceria com a Secretaria da Educação e com o apoio sempre muito presente do Governo Federal”, disse.

O Cadastro Nacional de Bibliotecas Públicas é um dos principais instrumentos para subsidiar a criação e a ampliação das políticas públicas do livro, leitura, literatura e bibliotecas do Governo Federal, sendo que somente bibliotecas inscritas no banco de dados podem receber recursos do MinC para financiar ações de modernização, ampliação e atualização de seus acervos.

Na Biblioteca Monteiro Lobato os novos livros já estão disponíveis ao público para consulta e empréstimos. Já na Biblioteca Heitor Sinegaglia, os livros estão em processo de catalogação, para depois serem disponibilizados. Até o momento, do total adquirido, foram entregues mais de 4 mil exemplares; na próxima remessa, serão entregues os restantes, cerca de 500 livros para cada Biblioteca.

Esta é mais uma ação da Prefeitura de Osasco no sentido de fomentar a leitura e valorizar a literatura na cidade. Nas duas edições da Feira do Livro, realizadas em 2011 e 2012, foram lançados, em parceria com a Editora de Cultura, dois livros de escritores osasquenses. Em 2011, “Destinos Opostos”, de Jonas Torquato de Melo e, em 2012, “50 e Tantos – Antologia dos Movimentos Culturais de Osasco”, que reúne poemas de mais de 50 escritores da cidade.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.