Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

14/11/2012 - Osasco - SP

Concurso sobre o meio ambiente premia estudantes da Rede Municipal de Osasco




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

 

Os estudantes das escolas municipais de Osasco ganharam os primeiros lugares do Prêmio Arcelor Mittal de Meio Ambiente. Em sua 21ª edição, o concurso, realizado anualmente, em parceria com os municípios que abrigam a empresa, premiou alunos do ensino fundamental nas categorias desenho e redação. 
A solenidade de entrega aconteceu no Circo Escola de Osasco, na última terça-feira, 6 de novembro. A estudante Erika de Sousa Coelho, 10 anos, da EMEF Professora Olinda Moreira Lemes da Cunha, foi premiada com o 1° lugar na categoria dos 4° e 5° anos das escolas municipais e estaduais. Já o aluno João Pedro Gonzales, de 7 anos, que estuda na EMEF Professor Felício Biondo, conquistou o 1° lugar na categoria dos 1°, 2° e 3° anos das escolas municipais.
Os vencedores tiveram seus trabalhos emoldurados, receberam certificado e um tablet. Os professores e as escolas premiadas receberam um HD externo. Neste ano, o concurso contou com aproximadamente 42 mil crianças e adolescentes inscritos, e juntamente as unidades educacionais trabalhou modalidades de adaptações curriculares que reforcem a mobilização para que ações e atitudes de educação ambiental tornem-se duradouras.
A secretária de Educação, Marinalva Oliveira, salientou ser esta uma parceria enriquecedora. Para ela, a Arcelor é um exemplo de participação cidadã. "É fundamental haver união do poder público com o setor privado e entender que a Educação é um compromisso de todos, pois buscamos incentivar os alunos a pensar em caminhos que possam resolver os problemas ambientais e em formas mais conscientes e solidárias de convivência com essas questões".
Para subsidiar o trabalho das escolas, a Arcelor Mittal distribui kits contendo cartilhas e DVDs para serem usados pelos educadores em sala de aula na realização de debates, pesquisas e reflexões sobre o tema. 
A professora Maria da Conceição Gualberto de Souza, relata que o desenho de Erika foi trabalhado em sala com muita dedicação: “minha aluna retratou em seu desenho os meios de preservação, através de atitudes cidadãs, como a reciclagem, reaproveitamento de materiais e alimentos, que mobilizam a comunidade para trabalhos ambientais, cuidar da cidade, amar e respeitar o próximo”. 
O estudante João Pedro Gonzales é a prova de que o tema foi bem compreendido. Ele tem 7 anos e foi um dos ganhadores dessa edição. "Desenhei uma criança abraçando uma árvore, que representa o mundo. Com isso, quis dizer que os homens precisam refletir e usar as próprias mãos para mudar o planeta, que depende só da nossa participação", explicou.
As escolas participantes no concurso decidiram dar continuidade à temática "Ideias para Sustentar o Mundo”, que surge como uma oportunidade de aprofundamento no assunto e de continuidade às reflexões e às práticas de consciência ambiental durante o ano letivo no contexto dos projetos pedagógicos da rede municipal de Osasco.


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.