Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

5/11/2012 - Osasco - SP

Crianças da Rede Municipal de Osasco discutem os Direitos da Criança e do Adolescente




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A Prefeitura de Osasco, por intermédio de sua Secretaria de Educação com assessoria do Instituto Paulo Freire realizou, nesta quinta-feira (25), a 6° Conferência Lúdica da Rede Municipal de Educação de Osasco, com o tema Os Direitos da Criança e do Adolescente construídos nos 50 anos de Osasco e as perspectivas das crianças para os próximos anos.

 A 6° Conferência buscou promover a participação das crianças e adolescentes na reflexão sobre a história de Osasco e sua formação econômica, política, social e cultural onde, identificando os avanços e desafios na garantia de direitos da criança e do adolescente, inclusive na rede pública de ensino, construíram propostas e ações para os próximos 50 anos.

Para a costureira Ivani Pereira de Miranda, mãe da pequena Beatriz Pereira, 6 anos, que estuda na CEMEI Mario Sebastião, a Conferência é um evento importantíssimo, “familiares e crianças de várias localidades de Osasco se reuniram, para discutir melhorias que irão contribuir na educação e na formação política de cidadãos mais participativos”, conclui. 

O evento organizou Círculos de Cultura, cujos temas propostos foram vida e saúde; liberdade, respeito e dignidade; convivência familiar e comunitária; educação; cultura; esporte e lazer; participação; conferência lúdica; Projeto Eco Político Pedagógico (PEPP) das crianças e a participação dos alunos no Conselho de Gestão Compartilhada (CGC).

Segundo a Secretária de Educação Marinalva Oliveira, a Conferência Lúdica “propicia vivências e experiências que as provoquem a refletir sobre as questões relacionadas ao espaço educativo, dando continuidade ao processo de Reorientação Curricular da rede”, afirma.

Na cerimônia de encerramento foram socializadas as discussões realizadas pelos alunos nos Círculos de Cultura, e também, foram apontadas as propostas elaboradas nas Pré-Conferências, realizadas nos meses de setembro e outubro pelas Unidades Educacionais, propostas essas que serão prioridade para a rede educacional de Osasco. Todos os educandos que participaram nos Círculos sistematizaram e apresentaram suas propostas no auditório, e em seguida foram aprovadas por todas as crianças presentes.

Para Vivian da Silva Ribeiro, 10 anos, estudante da EMEF Oneide Bortolote os encaminhamentos realizados por todas as crianças foi coerente com o que os alunos planejaram nas escolas, “pedimos que os nossos direitos fossem respeitado por todos, e que tivéssemos acesso ao lazer, cultura, saúde e educação como afirma a lei do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA”.  Seu colega Matheus Aparecido, 10 anos, concordou e salientou, “que as produções e confecções dos painéis, desenhos e mensagens criadas por todos os alunos, reafirmaram que as crianças de hoje serão o futuro de amanhã e nossa participação nas conferências garantiu que os nossos direitos sejam cumpridos pela sociedade”.

Na mesa que compôs o encerramento do evento esteve presente, a diretora de Educação, Maria de Lurdes Neves Guilherme, o Presidente do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti, o representante de Osasco na IX Conferência Nacional dos Direitos das Crianças e do Adolescente, Lucas Daniel de Oliveira, a estudante da EMEF Colinas D’Oeste, Asheley Alves Ribeiro e os alunos da EMEF Etiene Sales Campelo, Santiago Mauricio Leite Moreira e Isabeli Santiago.

Também prestigiou o evento a ex-secretária de Educação, Mazé Favarão, vereadora eleita nas últimas eleições municipais.

A 6° Conferência Lúdica aconteceu das 8 às 14 horas, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Osasco.

Saiba mais
Linha do tempo da Conferência Lúdica da Rede Municipal de Educação de Osasco:
1ª – 2007 – Tema: Concretizar Direitos Humanos de crianças e adolescentes: investimento obrigatório.
2ª – 2008 – Tema: A contribuição das crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania.
3ª – 2009 – Tema: Direitos Humanos e a contribuição das crianças e adolescentes ao Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
4ª – 2010 – Tema: A participação de crianças na construção do currículo.
5ª – 2011 – Tema: Diversidade e direitos humanos: a perspectiva das crianças e o acompanhamento das políticas sociais.
6ª – 2012 – Tema: Os Direitos da Criança e do Adolescente construídos nos 50 anos de Osasco.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.