Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

19/4/2018 - Osasco - SP

Dia do Índio é lembrado em toda a rede de ensino de Barueri




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

 

Como acontecem em todos os anos, as escolas da rede de ensino de Barueri realizaram atividades culturais, lúdicas e pesquisas em homenagem ao?Dia?do Índio, comemorado nesta quinta-feira, dia 19 de abril.  

Aulas de história, teatro, palestras, visitas de representantes de tribos para palestras, danças e músicas foram algumas das atividades realizadas desde as maternais, passando pela rede de educação infantil e fundamental. 

A Emeief José Emídio, no Jardim Maria Tereza, organizou sessões de contação de histórias. Os alunos também puderam conhecer mais sobre a culinária indígena, pois a escola montou mesas com uma variedade de comidas típicas. A unidade passou por decoração especial com painéis com paisagens e ocas, além de figurinos especiais. 

Os estudantes do 5º ano da Emef Alcino Francisco de Souza, do Jardim Silveira, fizeram uma interessante apresentação para as crianças dos primeiros anos sobre a história dos índios no Brasil. Em sala de aula, os professores realizaram trabalhos sobre as curiosidades indígenas com pesquisas e textos sobre o assunto.  

A Emei Rogelio Lopez, do Vale do Sol, também não deixou a data passar em branco e realizou extensa programação com as crianças. Pesquisas, exposições feitas pelos alunos e programação cultural integraram as atividades. 

Os gestores realizaram trabalhos com a contextualização da atividade, confeccionando um painel coletivo com a participação de todos os alunos da sala. O painel foi exposto na rampa de acesso da escola. A proposta foi finalizada com atividades como pintura facial, entre outras ações.   

Na Emef Sidney Santucci, do Jardim Júlio, os alunos dos segundos aos quintos anos estudaram sobre as tradições e cultura dos povos indígenas e também participaram de jogos temáticos sobre o tema. As professoras dos primeiros anos contaram histórias sobre o assunto ao longo de toda a semana. Também realizaram apresentações de música e dança lembrando a data comemorativa. 

Na tarde de sexta-feira, dia 19, a Emef Fioravante Barletta, receberá a presença de uma palestrante que abordará história, cultura e curiosidades sobre os índios brasileiros. 

 

Maternais também lembram a data 

As crianças pequenas também participaram de atividades especiais sobre o Dia do Índio.  Na Maternal Luzia Maria da Conceição, do Jardim Belval, a festa foi diferenciada. Os pais das crianças foram recepcionados com a dramatização sobre o livro “De onde vem o fogo”, de Vitor Maia. A apresentação contou com participações especiais das próprias crianças.  

As festividades também tomaram conta da Maternal Nelson Marques, do Parque Imperial. Ao longo de todo o dia as crianças e professores participaram de atividades envolvendo música, história e muita dança que homenagearam o povo indígena. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.