Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

2/10/2012 - Osasco - SP

Dia Mundial do Idoso tem programação especial em Osasco




 

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

No dia 1º de outubro, Dia Nacional do Idoso, iniciou em Osasco a Semana Municipal em comemoração a esta data e segue até o dia 5 de outubro. Com o objetivo de estimular a população a refletir sobre a situação desta população na sociedade, a Prefeitura de Osasco por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com o SENAC, promove uma série de ações educativas e culturais voltadas ao público idoso. Dentre as atividades haverá palestras educativas, distribuição de materiais informativos, além de oficinas nos Centros de Atenção ao Idoso (CAI) do município.

No Centro de Atenção ao Idoso Único Galáfrio em Presidente Altino, acontece no dia 1º a palestra “Conhecendo o Conselho Municipal do Idoso” e no segundo dia os idosos contarão com oficinas e atividades recreativas. No dia 3, haverá no CAI Padre Rafael Bussato no Km 18 palestra com o Conselho Municipal do Idoso. No dia 04 a população idosa contará com atividades recreativas como oficinas, bingos, jogos educativos e interativos, danças, música entre outros. Na sexta-feira haverá palestras com temas variados nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Ewandro Ruck, secretário de saúde de Osasco explica que todas estas atividades contribuirão para promover a saúde da pessoa idosa. “Com estas atividades objetivamos cuidar não só da saúde física do idoso, mas, sobretudo, da saúde mental, por meio de atividades que estimulam o bem estar, a qualidade de vida do ser humano e a sua integração social”, comentou.

Idoso em Osasco 
De acordo com o Programa Municipal do Adulto e Idoso, a população idosa de Osasco foi a que mais registrou crescimento, com um aumento de 40% nos últimos 5 anos. Atualmente, o município possui cerca de 70 mil idosos, ou seja, 10% de sua população. Atenta a esta transformação, a Secretaria da Saúde vem aumentando e qualificando os serviços destinados a este público. “Atualmente, um dos grandes desafios da saúde pública é promover o envelhecimento ativo, ou seja, oferecer condições para que as pessoas envelheçam com qualidade de vida, mantendo-se ativas e realizando suas atividades diárias, por isto existe a necessidade de ampliar o acesso às ações de promoção, prevenção e reabilitação deste público”, comentou Eliana Bastos, enfermeira gerontóloga e coordenadora do Programa.

Hoje o município de Osasco possui dois Centros de Atenção ao Idoso situados nos bairros de Presidente Altino e Km 18 que oferecem atendimento em geriatria, cardiologia, urologia, psicologia, odontologia, terapia ocupacional, fisioterapia, assistência social entre outros. Além disso, o município presta assistência a idosos acamados por meio do Programa de Atendimento Domiciliar que oferece atendimento médico, de enfermagem, assistência social e fisioterápico. Todos estes serviços são referenciados e a população deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para utilizá-los.

Algumas ações municipais para a população idosa
A população idosa de Osasco está se modificando, adquirindo hábitos mais saudáveis de vida e usufruindo das iniciativas de incentivo à prática de exercícios, como por exemplo, as Academias Abertas da Terceira Idade, onde idosos se exercitam em Praças e parques da cidade equipados com aparelhos de ginástica. Além disso, há o Programa de Práticas corporais, grande responsável pela divulgação de um novo estilo de vida mais saudável, com a finalidade de prevenir as doenças e evitar complicações e agravos das já existentes. Outras ações também têm sido realizadas com o foco na população da terceira idade como: Campanhas de Orientação e Prevenção ao Câncer de Próstata, à Diabetes e à Osteoporose, seguidas de seu tratamento.

Sobre o Dia
O Dia Nacional do Idoso celebrado no dia 1º outubro de cada ano foi instituído pela Lei Nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula Da Silva.

Serviço
Semana Municipal do Idoso

Palestra “Conhecendo o Conselho Municipal do Idoso”
Dia: 1 de outubro
Local: Centro de Atenção ao Idoso Único Galáfrio 
Endereço: R. Atília Delbon Biscuola, 927 - Presidente Altino

Oficinas e atividades recreativas
Dia: 2 de outubro
Local: Centro de Atenção ao Idoso Único Galáfrio 
Endereço: R. Atília Delbon Biscuola, 927 - Presidente Altino

Palestra com o Conselho Municipal do Idoso
Dia: 3 de outubro
Local: Centro de Atenção ao Idoso Padre Rafael Bussato
Endereço: R. José Pedro Filho, 33 - Km 18 

Atividades recreativas
Dia: 4 de outubro
Local: Centro de Atenção ao Idoso Padre Rafael Bussato
Endereço: R. José Pedro Filho, 33 - Km 18 

Palestras com temas variados
Dia: 5 de outubro
Local: Unidades Básicas de Saúde

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.