Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

2/1/2019 - Osasco - SP

Edmundo Burjato terá mais vagas e serviço de psiquiatria




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Texto: Marco Borba
Imagens: Jean Bueno
 
Osasco_1545324953_[21]

A Prefeitura de Osasco vai ampliar em 2019 o número de vagas e incluir a psiquiatria no atendimento aos alunos especiais do Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) Dr. Edmundo Campanhã Burjato, no Jardim Cirino.

As boas novas foram anunciadas pelo prefeito Rogério Lins na quarta-feira, 19/12, na festa de fim de ano dedicada aos alunos, realizada pelo Instituto de Gestão, Administração e Treinamento em Saúde (IGATS), que administra o centro de convivência e que contou com as presenças da primeira-dama Aline Lins, da vice-prefeita Ana Maria Rossi, da vereadora Ana Paula Rossi, do ex-prefeito Francisco Rossi, que criou o serviço quando comandou a cidade, secretários municipais e educadores.

“A licitação está em andamento. Assim que estiver concluída, em 2019, praticamente dobraremos o atendimento. Vamos incluir também a psiquiatria. Assim, iniciaremos uma nova etapa no serviço, para melhor atender aos alunos”, disse o prefeito Rogério Lins.

O CECCO atende 180 pessoas com idades entre 18 e 60 anos de diferentes classes de necessidades especiais, com oficinas de música, informática, teatro, percussão corporal, artesanato, recreação, lazer, educação ambiental e alfabetização, além dos atendimentos em saúde, com profissionais de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, terapeutas e assistentes sociais.

A mudança no sistema, que inclui os profissionais da saúde e oficinas que humanizaram o atendimento e promoveram maior integração entre os alunos, foi implantada este ano pela atual gestão.

“No início, os pais ficaram preocupados. Andaram falando que a escola ia fechar. Mas o prefeito garantiu que isso não ia acontecer e que apenas ocorreriam mudanças. Com os serviços de saúde na própria escola ficou bem melhor, facilita para nossos filhos e para a gente, que trabalha e tem de se desdobrar para cuidar deles também”, disse o técnico em saneamento, Antônio Donisete Rodrigues de Moraes, 56 anos, pai de Thiago Stéfano, 29, que na infância sofreu paralisia cerebral e apresenta dificuldade motora. Ele recebe o atendimento desde os 7 anos.

A dona de casa Verônica Aparecida da Silva Araújo, 40 anos, do Jardim Santa Maria, tem dois filhos especiais: Patrícia (paralisia cerebral e hidrocefalia), 23, e Lucas (autista), 17. Para ela, a metodologia de atendimento contribuiu para a melhora do quadro clínico dos filhos. “Com essas oficinas, eles (alunos) estão interagindo mais. O Lucas, agora está tentando se comunicar mais, até sorri”, contou, emocionada.

Segundo Verônica, que conseguiu vagas para os filhos no ano passado, a mudança no atendimento também facilitou a vida dos pais. “A inclusão de profissionais de saúde ajudou muito os pais. Antes, eu e meu marido tínhamos que levar nossos filhos para São Paulo”.

Durante o evento, os alunos fizeram uma breve reprodução do Auto de Natal e também houve a apresentação de um vídeo com o trabalho realizado pela entidade. Suele Santos se apresentou na abertura da festa cantando músicas nacionais.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.