Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

14/11/2018 - Osasco - SP

EMEIEF Élio Aparecido da Silva ganha Sala de Leitura




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Texto: Olga Liotta

Imagens: Jean Bueno

 

Os alunos da EMEIEF Élio Aparecido da Silva, no Jardim Platina, zona Norte, estão comemorando a nova conquista da escola, a Sala de Leitura, inaugurada no dia 7/11 pela

Secretaria de Educação de Osasco.

 

O espaço foi modernizado para oferecer aos alunos um local apropriado para leitura. A iniciativa foi tomada pela atual diretora da unidade, Patrícia Leda Spricido Magalhães em dezembro do ano passado, quando assumiu a gestão da escola. “A Sala de Leitura era a antiga biblioteca da escola, que foi ampliada, fazendo a inserção da sala ao lado que estava ociosa”, disse.

 

A ideia foi apoiada de imediato pelo secretário de Educação, José Toste, e demais profissionais da educação da unidade logo que foram comunicados sobre a proposta.

 

Agora os alunos têm um ambiente acolhedor e confortável, com poltronas e puffs coloridos, uma vasta opção de livros distribuídos nas nove prateleiras, mesa e cadeiras para leitura coletiva e fantoches para interação durante as aulas de leitura. Os alunos e professores contarão também com o apoio de uma professora designada e responsável pelo funcionamento da Sala e as atividades de fluência de leitura e compreensão dos textos.

 

As atividades feitas na Sala de Leitura também são tema de discussão nas salas de aulas, onde professor e alunos exploram os gêneros textuais, valorização da obra e do autor, aprofundamento no sentido do texto, entre outras finalidades pedagógicas.

 

“A leitura é fundamental para a aprendizagem das crianças. Os professores adoraram a ideia e têm explicado aos alunos a importância da leitura. Um dos alunos me disse que se pudesse ‘moraria na Sala de Leitura’, para você ver como este ambiente permite ao estudante explorar o imaginário e querer ficar horas aqui. Temos notícias de que os municípios que trabalham com a Leitura conseguiram aumentar a capacidade de aprendizagem e evolução dos alunos”, enfatizou Toste.

 

A diretora comemorou a conquista. “É um investimento pequeno que traz um retorno imenso no desenvolvimento de nossos alunos. Nosso objetivo com esse espaço é justamente despertar neles o hábito da leitura e oferecer novas oportunidades de acesso a diversas fontes de informação, entretenimento, cultura, socialização e formação cidadã, por exemplo”, disse Patrícia.

 

Também participaram da inauguração, a vice-diretora Juliana Rodrigues, Edna M.L.S. Souza, alunos, professores, coordenadores pedagógicos e outros.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.