Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

29/10/2012 - Osasco - SP

Escolas municipais conquistam primeiros lugares no 11º Festival de Bandas e Fanfarras de São Paulo




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

As escolas municipais de Osasco tiveram ótimo desempenho no 11º Festival de Bandas e Fanfarras da Cidade de São Paulo, realizado no domingo (22). O evento aconteceu no Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento, o “Pelezão”, Lapa, São Paulo.

A EMEF Escultor Victor Brecheret ficou em primeiro lugar na modalidade Fanfarra com Pisto Infantil, seguida pela fanfarra da EMEF Osvaldo Quirino Simões, que conquistou a segunda posição. A EMEF Saad Bechara obteve o primeiro lugar na categoria Fanfarra com Pisto Juvenil. Na modalidade Drum & Brass Corps Infantil, a EMEF Renato Fiuza Teles faturou o segundo lugar. A EMEF Luciano Felicio Biondo também ganhou um troféu de participação na categoria Banda Marcial Infantil.

O instrutor da EMEF Renato Fiuza Teles, João Júlio de Oliveira Silva, 37 anos, salienta que o Festival é uma oportunidade para que os educandos exponham o que aprenderam durante as aulas. “Um evento como este alavanca a autoestima das crianças. A felicidade que os alunos estão transmitindo pela conquista do troféu é maravilhosa, essa premiação é fruto do trabalho realizado em equipe com amor e dedicação”.

O 11º Festival de Bandas e Fanfarras foi promovido pela Prefeitura de São Paulo e contou com a participação de corporações musicais de escolas das redes municipal, estadual, particular e de organizações diversas de todo Estado.

O aluno Sergio Renato Rodrigues, 10 anos, que estuda na EMEF Escultor Victor Brecheret, afirma que, antes da apresentação, sentiu um frio na barriga, mas “quando começou, minha ansiedade passou. Toquei corneta com muita alegria. Adoro fazer parte da fanfarra, todos os sábados tenho ensaio na escola, e foi lá que aprendi a tocar. Hoje, minha ocupação é a música, minha mãe fica feliz quando toco e estudo”, comenta.

O projeto de Fanfarra desenvolvido pela Secretaria de Educação, realiza um excelente trabalho com os alunos do município. Ao todo, 26 profissionais atendem as escolas, onde cerca de 800 alunos inscritos recebem aulas de fanfarra juntamente com iniciação musical.  De acordo com a Secretária de Educação, Prof. Marinalva Oliveira, “as fanfarras das unidades educacionais estimulam nos alunos o gosto pela cultura, pela arte, pelo trabalho em equipe, fundamentais para o aprendizado”.

Marcia Regina Felix, mãe de dois alunos que participaram do Festival e seu esposo Loripe Luche afirmaram ter chorado durante toda apresentação “estamos emocionados até agora, pois acompanhamos os ensaios aos sábados, sei o esforço realizado por cada um que faz parte do grupo. Esse festival irá marcar a vida de cada criança que aqui esteve. Os olhos dos participantes brilharam, eles encantaram a plateia, não tem preço para uma mãe estar presente nesses momentos”, conclui a mãe.

O Festival

As inscrições para participar do Festival foram feitas nas Diretorias Regionais de Educação de cada região. As diretorias de Educação realizaram diversos campeonatos regionais e as equipes vencedoras representaram suas regiões na final.

O 11º Festival de Bandas e Fanfarras da Cidade de São Paulo foi criado para estimular o aprendizado musical nas escolas, promover o desenvolvimento das técnicas musicais e a competição sadia, possibilitando o aprimoramento de técnicas coreográficas e a troca de experiências entre as bandas e fanfarras das diversas regiões.

A avaliação das apresentações foi feita por uma comissão julgadora, formada por membros da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, que analisou o desenvolvimento dos participantes nas categorias de Fanfarra Simples, Fanfarra com um Pisto, Banda Marcial, Banda Musical, Drum Corps e Categoria Especial. Os vencedores receberam certificados e troféus.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.