Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

18/9/2019 - Osasco - SP

Especialistas debatem saúde pública no projeto “Osasco que Queremos”




da assessoria de imprensa da Câmara de Osasco

A Câmara de Osasco promoveu, na noite desta terça-feira (3), o terceiro encontro do projeto “Osasco que Queremos”. O tema dessa terceira rodada de debates foi “Como organizar uma boa rede pública de saúde” e contou com a participação de especialistas na área.

O encontro foi presidido pelo Vereador Mário Luiz Guide (PSB), idealizador do projeto. Também integraram a mesa de trabalhos o Chefe de Gabinete do Prefeito Rogério Lins, José Carlos Vido, o médico e ex-prefeito de Taboão da Serra (SP), Dr. Evilásio Farias, o ex-secretário adjunto de Saúde de Guarulhos (SP), Dalmo Viana, e a presidente local do PSB, professora Teresa Santos.

O Vereador Mário Luiz Guide disse que a saúde é a área apontada como prioridade pela maior parte da população. Em levantamento realizado pela equipe do parlamentar, 92% das pessoas ouvidas nos bairros de Osasco destacam o setor como o que mais necessita de atenção.

Segundo Guide, os convidados foram escolhidos de acordo com o envolvimento com o tema. “Fizemos o convite para pessoas aqui de Osasco e de outros municípios para a gente compartilhar com eles e ouvir a experiência deles”, justificou.

O ex-secretário de Saúde de Osasco, José Carlos Vido, disse que a saúde é uma área complexa e que enfrenta problemas em praticamente todos os municípios.

Vido atribui grande parte dos problemas na saúde à distribuição dos recursos via Sistema Único de Saúde. “O que falta é uma justa relação entre os entes federados”, afirmou. Para ele, essa relação injusta na distribuição de recursos deixa a população cada vez mais insatisfeita.

O médico Evilásio Farias também defende a tese de que os recursos deveriam ser proporcionais à rede da cidade e ao número de atendimentos. “Para minimizar o problema do Brasil, o governo deveria distribuir os recursos per capita por município”, opinou.

O município de Barueri, por exemplo, tem um orçamento para a saúde que é duas vezes maior do que Osasco, mas o número de atendimentos na rede pública é muito menor. 

Farias também fez um comparativo entre os recursos gastos na área da saúde entre o Brasil e países desenvolvidos. O Canadá, por exemplo, aplica 7,66% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto o Brasil gasta 4,32%.

Na avaliação de Dalmo Viana, o subfinanciamento na saúde é um problema extremamente grave, porque acaba responsabilizando os prefeitos e secretários pelos problemas de insuficiência no atendimento.

De acordo com ele, a responsabilidade pelos atendimentos de média e alta complexidade é do Estado, mas sempre acaba recaindo sobre o município, devido à judicialização. “A população não quer saber se é responsabilidade do município, do governador ou do presidente, mas que o problema seja resolvido”.

“Osasco que Queremos“

O Projeto “Osasco que Queremos” é uma iniciativa criada para ouvir a população e os mais diversos segmentos da sociedade sobre o que é preciso fazer para ter uma cidade melhor no futuro.

O encontro sobre a área da saúde foi o terceiro de uma série de reuniões promovidas na Câmara a partir de maio deste ano.

Para realizar o “Osasco que Queremos”, o Vereador Mario Luiz Guide tem ouvido lideranças de vários setores, além da população nos bairros. A ideia é compilar todas as sugestões para a elaboração de políticas públicas. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.