Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

28/8/2012 - Osasco - SP

Estudantes participam de sessão na Câmara Municipal de Osasco




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Cerca de 50 crianças da Rede Municipal de Ensino de Osasco assistiram na tarde de quinta-feira, 23 de agosto, a 41ª sessão ordinária da Câmara dos Vereadores. Elas participaram do projeto “Parlamento Mirim”, ação desenvolvida pela Secretaria de Educação que faz parte das atividades de planejamento em comemoração aos 50 Anos da cidade e também do desfile cívico da Independência.

A visita contou com estudantes das escolas CEU José Saramago, EMEF Osvaldo Quirino Simões, Emef Pastor Josias Batista, Emef Alice Rabechini Ferreira e Emef Francisco M. L. de Sá Carneiro. As crianças puderam acompanhar o funcionamento do Legislativo, o trabalho do vereador e entender como os projetos são votados e tramitam na Câmara Municipal.

Durante a sessão, as crianças, em apresentação no modelo jogral, explicaram aos parlamentares qual o papel de um vereador e transmitiram mensagens de boa conduta ética e de cidadania aos vereadores. Elas ainda entregaram aos legisladores materiais produzidos em sala de aula contendo projetos de leis vistos sob a ótica da educação infanto-juvenil. A sessão contou também com a presença de diretores, coordenadores e professores da rede.

A secretária de Educação de Osasco, Marinalva de Oliveira, ressaltou a importância da visita. “A Câmara foi o local escolhido pela administração municipal para que as crianças conhecessem um pouco do universo político e administrativo da cidade. Eles podem aprender um pouco sobre qual a função da Câmara, o que faz um vereador e o que é uma plenária e uma sessão. O objetivo foi levar às crianças o entendimento do órgão e fazer com que eles entendessem qual a participação deles. Nosso objetivo é de que no retorno à escola, elas compartilhem as experiências aprendidas e vivenciadas na Câmara com os colegas”, reforçou, esclarecendo que os trabalhos de orientação pedagógica realizados com professores junto aos alunos começaram no mês de fevereiro. 

O presidente da Câmara Municipal, Aluísio Pinheiro, agradeceu a mensagem dos jovens e salientou o caráter salutar da visita. “É muito prazeroso para nós, vereadores, vermos o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação e também a lição de cidadania e civismo que elas receberam e que nos passaram. Hoje aprendemos com as crianças que devemos, a cada dia, melhorar nossa atuação e trabalhar para uma cidade cada vez mais digna e forte. Foi uma aula de democracia”, disse. 

Para Giovana Trajano Joaquim, de 10 anos, estudante da Emef Francisco M L de Sá Carneiro, é fundamental que, mesmo enquanto jovens, eles participem dos acontecimentos da cidade. “Muita gente não sabe o que se passa na Câmara, mas a gente precisa ouvir os vereadores para entender o que vai acontecer e pode mudar na cidade. Eles aprovam ou não leis que podem beneficiar todos nós”, avaliou. A colega Nicole Correia de Barros, também de 10 anos, que estuda na Emef Alice Rabechini Ferreira, concordou com a opinião de Giovana. “O importante é que a gente também fiscalize o trabalho dos vereadores para saber se eles apresentam projetos que a gente quer. Afinal de contas nossos pais, irmãos e avós votaram neles e querem se sentir bem representados”, concluiu.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.