Quarta-Feira, 23 de Outubro de 2019

5/11/2012 - Osasco - SP

Experimentário desperta curiosidade científica nos alunos da rede municipal de educação de Osasco




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A Prefeitura de Osasco, por intermédio da Secretaria de Educação, está realizando a exposição lúdica de fomento à iniciação científica no Centro de Formação dos Profissionais da Educação. O Experimentário de Ciências teve início no mês de setembro, e está recebendo alunos, gestores, profissionais da educação, estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o público em geral.

O Experimentário está inserido no movimento de Reorientação Curricular do Ensino Fundamental, implementado pela Secretaria de Educação desde 2005, que busca construir no âmbito de toda a Rede Educacional maior nitidez quanto ao currículo escolar e, também, vem propiciando o pleno direito à aprendizagem.

O pequeno Guilherme Pereira Ferreira, 10 anos, aluno da EMEF Frei Gaspar, afirma que a exposição é muito divertida: “conheci alguns objetos antigos como os primeiros telefones, o gerador de eletricidade, máquina que arrepia o cabelo, banco feito com prego. Estou aprendendo na exposição e depois vou voltar com minha mãe para ensinar o que aprendi”, conclui entusiasmado.

Os visitantes do Experimentário percorreram a exposição científica que desafia a todos a refletir sobre conceitos elementares da Ciência por meio da manipulação e interação, favorecendo de forma lúdica a aquisição de novas aprendizagens. Os alunos podem conhecer o gerador de Van Degraf (gerador de eletricidade estática), o cômodo de AMES (mudança de tamanho), o poço infinito, a sombra congelada, e a roda quadrada, entre outros 206 experimentos. 

Segundo a Secretária de Educação, Marinalva Oliveira, a busca de informações em fontes variadas é um procedimento importante para o ensino e aprendizagem de Ciências como está sendo mostrado no Experimentário.  “As exposições vêm permitindo que o aluno obtenha informações para a elaboração de suas ideias e atitudes que contribuam para o desenvolvimento da autonomia e conhecimento científico”, afirma.

Alunos das EMEFs Marechal Bittencourt, João Campestrini, Frei Gaspar, Zuleika Gonçalves Dias, CEU José Saramago, entre outras, visitaram o local e aprenderam com a construção de experimentos, brinquedos científicos e culturais, que contribuíram para aquisição de novas aprendizagens tanto pelos alunos quanto pelos professores.

Para a educanda Luzinete Gonzaga do Santos, 59 anos, que cursa EJA na EMEF Zuleika Gonçalves Dias, a visita foi muito alegre “hoje estamos tendo uma aula prática maravilhosa. É a primeira vez que participo de uma exposição de ciência e pretendo voltar para explorar ainda mais os experimentos”, conclui.

O Experimentário de Ciência em Osasco ficará aberto ao público para visitação até o dia 04/11, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, aos sábado das 10h às 20h, e domingo das 14h às 20h. Local: Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Osasco. Endereço: Av. Marechal Rondon, nº. 263 - Centro - Osasco/SP



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.