Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

22/6/2012 - Osasco - SP

Feira do Livro de Osasco tem programa voltado à inclusão




Na última segunda feira, dia 18, durante a 2° Feira do Livro de Osasco, as escritoras Flávia Cintra e Tatiana Rolim autoras da obra ‘Maria de Rodas’ - Delícias e desafios na maternidade de mulheres cadeirantes (Editora Scortecci), realizaram um bate papo e uma tarde de autógrafos na Biblioteca Monteiro Lobato. 

De forma objetiva, divertida e envolvente, as autoras descrevem as angústias, surpresas, alegrias, descobertas, dificuldades e soluções vivenciadas ao longo de suas trajetórias, e suas experiências de serem mães com deficiências (paraplégicas). Entre o público presente estavam: crianças, professores, alunos/as da rede municipal e frequentadores da biblioteca e da feira do livro.

A escritora Flávia Cintra e Tatiana Rolim, explicaram durante o bate papo, que o livro reúne emocionantes histórias e importantes dicas que incentivam, motivam e informam mulheres, casais, profissionais da saúde, ao desafio e superação. 

A autora do livro Tatiana Rolim relatou durante o lançamento que no início, o ponto em comum entre as autoras era o fato de serem mães cadeirantes. Mas, quando dividiram suas histórias descobriram que trabalhavam com muito afinco para as necessidades dos cadeirantes e deficientes.  “Este trabalho resultava em amadurecimento e redescoberta que viria ajudar outras pessoas com deficiência física que não conseguem superar as dificuldades do cotidiano. É mais difícil ser mãe do que ser cadeirante”, afirmou a escritora durante o evento. 

A diretora de Educação, Maria de Lurdes Neves, encerrou o bate papo agradecendo a presença de todos os participantes e ressaltou que a rede municipal de educação, atende 1.288 crianças com deficiência. “A educação inclusiva em Osasco sempre teve o compromisso de ampliar o acesso e a permanência com qualidade dos alunos/as com deficiência nas escolas”. Essa politica inclusiva foi implementada desde 2005, pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, “com as Salas de Atendimento Educacional Especializado (SAEE), Sala de Apoio Pedagógico (SAP) e o Projeto Piloto Aprendendo com Libras que atende alunos surdos, profissionais da educação, familiares, alunos ouvintes entre outros segmentos envolvidos”, concluiu.

Para o secretário de Cultura, Luciano Jurcovich “é muito importante difundir o trabalho dessas autoras, sobretudo entre agentes de saúde, de educação e mesmo entre agentes culturais. Há ainda muito pouca informação a respeito de questões que envolvem maternidade, sexualidade e garantia de direitos básicos às pessoas com deficiência, como por exemplo, a acessibilidade plena nas cidades". 

A 2° Feira do Livro de Osasco tem entrada gratuita, e uma programação cultural diversificada com a participação de mais de 50 editoras disponibilizando mais de 7 mil títulos com descontos e vai até 25 de junho de 2012.

Também estiveram no evento a diretora de Educação Maria de Lurdes Neves, e os representantes da Mais Diferenças, entre outras autoridades.

Secretaria de Educação

Assessora de Comunicação: Vilmary Macedo

Fotos: Camila Macedo

Departamento de Comunicação Social

Telefones: (11) 3652-9456 / 3652-9520

Diretora em exercício: Eliane Kirejjian

e-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.