4/9/2012 - Osasco - SP

Ação de 7 de Setembro leva alunos a compartilhar com idosos e crianças

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

 

Dentro das ações que antecedem o Desfile Cívico e Militar de 7 de Setembro do município de Osasco, cento e vinte crianças visitaram o asilo Lar Bussocaba e o Lar Jesus entre as Crianças. Na última terça feira (21), os alunos das unidades educacionais Etiene Sales Campelo, Luiz Bortolosso, Professor João Larizzati e João Guimarães Rosa apresentaram teatro e leram para os idosos e para as crianças.
A visita dos alunos faz parte do Projeto Osasco 50 anos: Povo que Educa. As unidades educacionais da rede municipal vêm trabalhando as ações do Desfile de 7 de Setembro, que é desenvolvido pela Prefeitura de Osasco, por intermédio da Secretaria de Educação, cujo objetivo neste ano, é  incentivar o aprendizado sobre à história do município e estimular o exercício de cidadania às novas gerações, além de fazer parte das comemorações do cinquentenário da cidade.
Os alunos da rede educacional realizaram a ação “Dia do Leitor Voluntário”, que faz parte dos temas a serem abordados no desfile com intuito de interferir no cotidiano das crianças e idosos, inserindo as práticas cidadãs por meio de atitudes transformadoras, do espaço da vivência urbana como a realização da leitura de livros, canto, dança e apresentação teatral que emocionou todos os moradores do asilo Lar Bussocaba, onde vivem 80 idosos de ambos os sexos, na faixa etária dos 70 anos, a maioria carente e abandonada pelos próprios familiares.
“As crianças são o futuro da humanidade me emociono com o carinho, sorriso e honestidade que cada pequeno abriga. Ganhei amigos no asilo, mas às vezes nos sentimos sozinhos mesmo estando protegidos e sendo cuidados. Quero lembrar a visita dessas crianças todos os dias, pois elas alegraram o meu coração”, conclui Elza, 79 anos.

 

Para a coordenadora Vera Lucia Siqueira, os alunos da EMEF João Guimarães Rosa foram recebidos no Lar Bussocaba com muito carinho e, segundo ela, alguns idosos acreditavam que algumas das crianças pudessem ser seus netos. “Os alunos se alegraram no momento em que foram convidados a conhecer o local, e se ofereceram para levar os idosos cadeirantes até a sala, onde aconteceria a exposição musical e leitura de poemas. Fiquei emocionada ao presenciar a reação dos idosos, que se alegraram, cantaram e choraram na apresentação”, comenta.
Durante a visitação os alunos também falaram sobre o que esta sendo preparado para o Desfie de 7 setembro. Divina, 80 anos, moradora antiga do lar declamou uma poesia e cantou com seus amigos em homenagem às crianças que “alegraram a nossa tarde com atitudes respeitosas de solidariedade”, Divina emocionada.
A pequena Amanda Araujo, 10 anos, relatou que a visita foi um grande aprendizado, “descobri que qualquer pessoa pode fazer visita no asilo, quero trazer os meus pais no final de semana para que a minha família possa sentir a alegria e carinho que eu e minhas amigas sentimos aqui. Os idosos são inteligentes e sabem muito da vida“, conta radiante.
Lar Jesus entre as Crianças - Os alunos também apresentaram no Lar Jesus entre as crianças, o teatro que narrou a importância da leitura na educação infantil e a valorização do espaço de aprendizagem da escola, ao som do clássico “A casa” do compositor Toquinho. A música foi representada, através dos desenhos criados pelas crianças do Lar, com a participação dos alunos da EMEF Luiz Bortolosso. O Lar Jesus entre as Crianças realiza trabalho social com 136 crianças do bairro Rochdalle, potencializando em suas atividades os vínculos familiares, e tem como foco principal a criança e o adolescente nas idades de 2 a 16 anos.
A ação “Dia do Leitor Voluntário” trabalhou “questões de valores para as crianças que precisam compreender a importância que os idosos e crianças carentes têm em suas vidas. Vivenciar um momento como este faz com que as crianças repensem e criem novas ideias do que é viver”, diz Simone Battini coordenadora pedagógica do Lar Jesus entre as Crianças.
Segundo a secretária de Educação Marinalva Oliveira, “a Secretaria tem criado e possibilitado, nas oportunidades de eventos que envolvem estudantes, ações que estimulem o potencial pedagógico, incentivando o gosto pela pesquisa e leitura tanto entre os alunos como o grupo familiar e comunidade que assiste, sem deixar de valorizar o potencial humano, o afeto e solidariedade”. Osasco é Povo que Educa.