11/9/2012 - Osasco - SP

Artista Plástico Waldomiro de Deus prestigia trabalho de alunos de Osasco

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

 

Os alunos da Escola Dr. Edmundo Campanhã Burjato trabalharam durante todo o semestre a releitura das obras do renomado artista plástico Waldomiro de Deus. Orientados pelas professoras da unidade educacional, todos os educandos fizeram os trabalhos, iniciado com as ações que antecedem o Desfile Cívico e Militar de 07 de Setembro, no qual o objetivo deste ano é incentivar o aprendizado sobre a história do município e estimular o exercício da cidadania às novas gerações, além de fazer parte das comemorações do cinquentenário da cidade com o tema central Osasco 50 anos: Povo que educa.
As professoras da escola especial pesquisaram com os alunos as influências dos nordestinos na construção do município e sua contribuição na história do país. Durante a pesquisa os educandos chegaram ao artista Waldomiro de Deus, cidadão osasquense, importante pintor que abrilhantou Osasco para o mundo. “O país inteiro está dentro da pintura desse artista. Sua arte manifesta-se, principalmente, em algumas direções: religiosa, política, histórica, das vivências, dos momentos produtivos, de lazer, de sonho e de alucinação. Impossível revelar todo o universo descrito através de sua pintura. Por isso, fizemos um recorte que permita expressar o essencial de sua obra, permitindo que os alunos tenham compreensão dos trabalhos realizados e sua importância”, afirma a professora Marcia Cristina Precipito Nunes.
Os trabalhos construídos pelos alunos foram pintados nas paredes da escola e ficaram em exposição no pátio, corredores e nas salas de aula, e o próprio Waldomiro de Deus foi conhecer as turmas que fizeram a releitura de suas obras e falar um pouco sobre o seu trabalho. As crianças se surpreenderam com a visita e aproveitaram a presença do artista para tirar dúvidas sobre as obras e contar o que desenvolveu de pintura, colagem e desenho nos trabalhos apresentados.

 

Waldomiro relata a sensibilidade e amor que as crianças juntamente com todos da escola fizeram a partir da releitura do seu trabalho. “Esses alunos se tornam mais artista do que eu! Com os trabalhos realizados por toda escola sobre a minha obra e vida. Tenho recebido homenagens de vários países, dentre todas esse foi um momento que chorei, pois sinto - me profundamente agraciado e emocionado com esse trabalho magnífico desenvolvido por esses alunos cheio de amor e talento”, explana emocionado.
Para o aluno Alexandre Soares, 35 anos, a visita do artista emocionou a todos. “Essas pinturas que estão na parede eu fiz com a escola cada um se expressou do jeito que pode”, avaliou.
A colega Raquel Ramalho, 32 anos, concordou afirmando, “minhas professoras são rainhas de pinturas, estamos felizes”, conclui. 
O artista ainda deixou uma mensagem de incentivo aos alunos para que busquem seus sonhos por mais que lhe pareça difícil. “Todos podemos trabalhar com as coisas que gostamos se batalharmos com amor, dedicação acreditando que tudo é possível. A arte é um mistério que propicia muito aprendizado para o ser humano e a sociedade”. No final da visita o artista doou para escola a tela “Nos Caminhos da Coreia”, pintado no ano de 2002 durante a Copa do Mundo. 
O artista plástico Waldomiro de Deus estará presente sexta feira, às 10h, no “Desfile Cívico e Militar de 7 de Setembro” os alunos materializaram em formas de fantasias, alegorias e adereços, para mais de 50 mil pessoas os temas estudados durante o ano letivo nas unidades educacionais, com o objetivo de estimular a população ha se comprometer com o futuro da cidade e também incorporar esses valores no seu cotidiano.
A secretária de Educação Marinalva Oliveira também acompanhou a visita e prestigiou o projeto desenvolvido pela escola. “Estou orgulhosa pelos trabalhos realizados e pela contribuição e significado que ele traz ao currículo escolar. Waldomiro é um artista que trabalha com alma e a espontaneidade com que retrata varias realidades nos encanta”, afirma.