19/10/2012 - Osasco - SP

Bibliotecas Municipais adquirem mais de 5 mil livros por meio da Fundação Biblioteca Nacional

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

As bibliotecas municipais Monteiro Lobato (Central) e Heitor Sinegaglia (Zona Sul) receberam, no mês de setembro, recursos no total de R$ 49.400 para a aquisição de 5.400 livros, por meio do Programa de Atualização e Ampliação de Acervos de Bibliotecas de Acesso Público (Edital 3/2011-Livros de Baixo Preço), lançado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

Voltado às bibliotecas cadastradas no Sistema Nacional de Bibliotecas (SNB), o Edital permitiu aos Comitês de Acervos das Bibliotecas escolherem os livros, entre 10 mil títulos sugeridos, no valor de até R$ 10, disponibilizados no Portal do Livro, da FBN.

Entre os novos títulos estão obras de diversos autores, para várias idades, e de temáticas diferenciadas tais como cordel, poesia, cultura afro, cultura popular brasileira, áudio livro, educação, política, história, clássicos da Literatura, esportes, dicionários, culinária, espiritismo, direito, informática, administração, música e teatro.

De acordo com o secretário da Cultura, Luciano Jurcovichi, a aquisição de novos livros, “além de representar a ampliação do acervo das Bibliotecas de Osasco, também faz parte da construção de uma política pública do livro e leitura na cidade, elaborada em parceria com a Secretaria da Educação e com o apoio sempre muito presente do Governo Federal”, disse.

O Cadastro Nacional de Bibliotecas Públicas é um dos principais instrumentos para subsidiar a criação e a ampliação das políticas públicas do livro, leitura, literatura e bibliotecas do Governo Federal, sendo que somente bibliotecas inscritas no banco de dados podem receber recursos do MinC para financiar ações de modernização, ampliação e atualização de seus acervos.

Na Biblioteca Monteiro Lobato os novos livros já estão disponíveis ao público para consulta e empréstimos. Já na Biblioteca Heitor Sinegaglia, os livros estão em processo de catalogação, para depois serem disponibilizados. Até o momento, do total adquirido, foram entregues mais de 4 mil exemplares; na próxima remessa, serão entregues os restantes, cerca de 500 livros para cada Biblioteca.

Esta é mais uma ação da Prefeitura de Osasco no sentido de fomentar a leitura e valorizar a literatura na cidade. Nas duas edições da Feira do Livro, realizadas em 2011 e 2012, foram lançados, em parceria com a Editora de Cultura, dois livros de escritores osasquenses. Em 2011, “Destinos Opostos”, de Jonas Torquato de Melo e, em 2012, “50 e Tantos – Antologia dos Movimentos Culturais de Osasco”, que reúne poemas de mais de 50 escritores da cidade.