10/5/2018 - Osasco - SP

Bom atendimento aos beneficiários do Bolsa Família garante medalhas às UBSs

da assessoria de imprensa do portal Municipal de Osasco

 

Na terça-feira, 8/5, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI) em parceria com a Secretaria da Saúde, premiou as Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelo atendimento prestado aos beneficiários do Bolsa Família. Para tanto foi elaborado um ranking das 37 UBSs, que receberam medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com a classificação. A cerimônia aconteceu na Sala Osasco.

A premiação é resultado do Índice de Gestão Descentralizada, que tem três condicionantes: Saúde, Educação e Atualização do Cadastro dos Beneficiários. “Hoje estamos premiando as UBSs pela condicionalidade na Saúde, pelos atendimentos às gestantes, índice de vacinação e atendimento às crianças de 0 a 7 anos, no que diz respeito a pesagem e crescimento”, explicou o professor Milton Senna, diretor do programa de Inclusão Social da SDTI.

O diretor explicou que a premiação é um incentivo e uma motivação. “Implementamos a premiação neste ano para que haja melhoria no atendimento”, explicou. Uma das homenageadas foi a enfermeira responsável pelo Bolsa Família nas UBSs, Rita de Cássia Bueno Carrenho.

O prefeito Rogério Lins ressaltou que a premiação é merecida, porque o servidor da saúde é um missionário. “Muitas vezes, o servidor lida com os momentos mais difíceis de uma família, que é a dor. Nas Unidades Básicas de Saúde, além da saúde primária e preventiva, o servidor também desempenha a função de acolhedor, porque muitos cidadãos procuram orientação e atenção. É justamente esse conjunto de ações que faz a diferença na saúde pública da nossa cidade”.

Lins anunciou também as intervenções que serão realizadas no atendimento primário da saúde. “Vamos concentrar todos os esforços nas Unidades Básicas de Saúde para que vocês desempenhem um trabalho ainda melhor. Isso implica em serviços de exames melhores, distribuição de medicamentos e investimentos em profissionais, além de mais especialidades como ginecologia, pediatria, clínico geral, dentista, que são essenciais para que haja um bom atendimento nos bairros. Trabalhando com prevenção, vamos gastar menos em urgência e emergência”, ressaltou.

Já o secretário de Saúde, José Carlos Vido, disse que ninguém atinge o sucesso se não tiver uma equipe fantástica. “Os servidores da Saúde são diferenciados. São pessoas abnegadas e dedicadas”.

Também compareceram a premiação, os secretários Lau Alencar (SDTI) e Osvaldo Verginio (Transportes e da Mobilidade Urbana); Marcos Arruda, adjunto da SDTI; Simone Monteaperto, diretora do Departamento de Atenção Básica; Gertrudes Gema, coordenadora do Bolsa Família de Osasco; e as assistentes sociais da SDTI, Regiane Célia Belotte Oliveira “Jane”, Cristina Francisca Espirito Santo Vital e Amanda Lehmann.