8/5/2019 - Osasco - SP

Cartórios eleitorais farão novo plantão da biometria no sábado (11)

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

No próximo sábado (11), os cartórios eleitorais do Estado funcionarão em regime de plantão, das 8h às 13h. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recomenda que o eleitor realize o agendamento prévio do atendimento pela internet, para maior conforto.

primeiro plantão da biometria aconteceu no dia 13 de abril, quando foram realizados 29.540 atendimentos em todo o Estado – 30% a mais do que a média. A ação tem o objetivo de facilitar o comparecimento dos cidadãos que não têm disponibilidade para ir aos cartórios eleitorais durante a semana.

Em Osasco, a biometria ainda não será obrigatória nas próximas eleições, mas o TRE recomenda ao eleitor que antecipe o procedimento, já que ela será exigida para votar no pleito seguinte, em 2022. O procedimento, envolvendo a coleta de impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura apenas 15 minutos, em média.

Cerca de 300 mil eleitores do município (52% do eleitorado) já realizaram a biometria. O índice é superior à média do Estado, que é de 48%, mas inferior à nacional, atualmente em 62%.

O ritmo lento de coleta da biometria preocupa o tribunal. De acordo com o órgão, no primeiro trimestre deste ano foram realizados 250 mil atendimentos por mês, metade do número esperado. O receio é de concentração da demanda no final do período, o que poderia gerar longas filas nos postos de atendimento, como ocorreu em Guarulhos no ano passado.

O plantão só não acontecerá nas 107 cidades em que o cadastramento da biometria já foi concluído. Por sua vez, as unidades do Poupatempo com serviços eleitoraisseguirão o seu funcionamento normal.

Entre os participantes da ação, estão os 478 municípios em fase de biometria obrigatória. Estes reúnem quase 11,8 milhões de eleitores, dos quais somente 5,4 milhões (45,3%) realizaram o cadastramento das impressões digitais. Nessas cidades, o cidadão que não comparecer até o final do prazo estabelecido (que varia entre agosto e setembro, dependendo do local) terá o título eleitoral cancelado.

O Estado de São Paulo tem o maior colégio eleitoral do país, com 33,3 milhões de eleitores. Desses, 16,4 milhões (49,3%) participaram do cadastramento biométrico até agora. A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a identificação de todo o eleitorado brasileiro já a partir das Eleições Gerais de 2022.

Com informações do TRE-SP