30/10/2012 - Osasco - SP

CCZ de Osasco promove ações de prevenção no combate à dengue nos cemitérios da cidade

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A Secretaria de Saúde de Osasco, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizará no feriado de finados uma mobilização especial a fim de educar e informar as pessoas sobre os perigos da proliferação do Aedes aegypt, mosquito transmissor da dengue, em recipientes com água parada. A ação acontecerá nos cemitérios de Osasco em parceria com a Secretaria de Serviços Municipais (SESM), responsável pela administração dos locais.

Agentes de Saúde do CCZ estarão nos cemitérios Bela Vista, Jardim Santo Antônio (zona Sul) e Parque dos Girassóis (zona Norte) para distribuir panfletos, materiais educativos e conversar com visitantes com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre como se prevenir da dengue. Para essa ação, serão montados stands entre os dias 01 a 03 de novembro em todos os cemitérios. A ação espera orientar aproximadamente 15 mil pessoas.

As recomendações para este período é que cada visitante ao levar sua flor ou vaso retire o papel celofane (que faz acumular água) e verifique se o vaso é furado. “Qualquer recipiente pode ser um criadouro do mosquito da dengue, principalmente nesta época do ano onde há altas temperaturas seguidas de chuvas”, orientou o coordenador e biólogo do CCZ, Fábio de Souza Cardoso. A atividade de combate à dengue acontece durante todo o ano, com atividades educativas e no controle químico realizado pelos agentes do CCZ. “A prefeitura vem fazendo sua parte no combate à dengue, mas essa é uma luta de todos nós e um dever de cada cidadão”, reforçou Cardoso.