19/11/2012 - Osasco - SP

Cineasta argentino participa da Semana de Animação de Osasco

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

O animador e cineasta argentino Juan Pablo Zaramella esteve em Osasco nos dias 8 e 9 de novembro, participando da II Semana de Animação, ação realizada pela Secretaria da Cultura em parceria com o Sesc Osasco, o Hotel Vollare e a produtora Difuso Fronteira.

Durante a Mostra de oito curtas-metragens de sua autoria, que aconteceu na quinta-feira à noite, dia 8, no Espaço Cultural Grande Otelo, Zaramella conversou com o público sobre o processo de construção de seus filmes, desenvolvidos em stop motion, e sua experiência na área. “Pela animação você pode contar qualquer história, pois todas são possíveis e todas são muito econômicas em comparação com a mesma ideia para o cinema com atores. A animação digital, hoje, é parte da possibilidade de se criar coisas impossíveis no cinema”, afirmou.

Segundo ele, atualmente ainda existe a ideia errada de que animação é feita só para crianças, algo ainda difícil de ser superado. “Aos poucos o público está aprendendo que animação não é só para crianças, ela também pode ser só para adultos. Isso vem mudando, com a aparição de séries como Os Simpsons, por exemplo. Mas o difícil ainda é chegar ao grande público, que frequenta cinemas”, disse.

Na programação da Mostra, foram exibidos os curtas “El desafio a la muerte”, “El guante”, “Viaje a marte”, “Sexteens”, “Lapsus”, “Em la opera”, “Hotcorn!” e o premiado “Luminaris”. Este último, seu mais recente trabalho, foi realizado com técnica de pixilation e vencedor de mais de 150 prêmios, tais como Prêmio do Público e Prêmio Fipresci (da crítica), no Festival de Annecy 2011 (França) e de Melhor Animação no Anima Mundi 2011 (Rio de Janeiro). “Luminaris” também foi um dos dez curtas de animação incluídos na lista da Academia (Academy Awards) que poderiam ser indicados ao Oscar de 2012.

Já nos dias 8 e 9, no período da tarde, Zaramella ministrou, no Sesc Osasco, a oficina “Técnicas de Pixilation”, para turma de 10 alunos. Pixilation é uma vertente de stop motion, que usa atores como personagens da animação, movimentados e fotografados quadro a quadro.

Zaramella é graduado em Direção de Animação pelo Instituto de Arte Cinematográfico de Avellaneda (Argentina) e escreve, dirige e anima seus próprios filmes. Todos os seus curtas independentes foram premiados nos mais importantes festivais do mundo. Na Argentina, ganhou os prêmios de Melhor Filme do Ano (INCAA) e o Condor de Plata, por dois anos consecutivos, com “El Guante” e “Viaje a Marte”. Com o sucesso e reconhecimento internacional, começou a atuar na área de animação publicitária, dirigindo comerciais para importantes marcas.