5/12/2017 - Osasco - SP

Emef Alexandrino realiza projeto contando história da escola

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

 

A Emef Alexandrino da Silveira Bueno, do Jardim Silveira, finalizou o projeto “Escola Alexandrino, Ontem, Hoje e Amanhã”, após meses de pesquisa e envolvimento de professores, alunos e da comunidade. 

O projeto nasceu da necessidade de resgatar a história da escola proporcionando conhecimentos histórico, contextualizado a proposta pedagógica da escola, possibilitando um trabalho coletivo e integrando equipe escolar e comunidade. 

De acordo com a professora Leide Almeida Santos, o projeto foi elaborado inicialmente através de uma pesquisa realizada com os pais e alunos com o objetivo de quantificar e elaborar um gráfico com o número de pais que estudaram na unidade, bem como coletar documentos (históricos, certificados e fotos da época em que estudaram). 

O segundo momento foi destinado a uma pesquisa histórica a respeito da origem da escola e das pessoas envolvidas neste processo, posteriormente esta pesquisa, foi transformada em um texto e disponibilizado aos professores e funcionários da escola, possibilitando a todos acesso às informações. 

Todo acervo histórico como fotos, documentos e livros a respeito da história da escola, do patrono professor Alexandrino da Silveira Bueno e da família Silveira Bueno, foi exposto na biblioteca da Emef com a intenção de promover a visitação dos alunos e funcionários, bem como assegurar a participação de todos na palestra proferida pela professora idealizadora do projeto. 

Para marcar a conclusão do projeto, foi realizado no anfiteatro da escola uma cerimônia onde se reuniram diretores que fizeram parte da história do Alexandrino: Rosália Martins, Lucina Dias Christofoletti, Antônio Carlos Bordin, Expedito Alves Filho, Jorge Ocana e Sandra Lúcia do Nascimento Paulo, atual diretora da escola. 

Professores que atuam na unidade desde 1998 também foram homenageados: Viviane Ramos da Silva Costa Cordeiro, Rosângela Prado Camargo de Queiroz, Suderlania Alves de Souza, Adna Suzana Santana Soares Silva, Dulce de Abreu Campos, Maria do Socorro e Fernando Pestana. As inspetoras Lorena Glatz, Iracema de Jesus Soares Santos e Fátima Rocha também foram homenageadas pela permanência na escola desde o ano de 1998. 

Representando a família Silveira Bueno, participaram Therezinha do Menino Jesus Silveira Campos Sirera, neta do professor Alexandrino, e sua filha Silvia Maria de Campos Sirera (bisneta do patrono). Integraram ainda a noite memorável os corpos docente   e discente da escola, pais de alunos, demais funcionários e representantes da comunidade.