21/9/2012 - Osasco - SP

Estudantes visitam exposição de plantas carnívoras

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

 

Acompanhados por monitores e estagiários do Borboletário Municipal de Osasco, estudantes, professores e demais interessados em conhecer as características das diversas espécies de plantas carnívoras visitam a exposição que acontece de 18 a 22/09, das 10h às 18h na praça de eventos do Osasco Plaza Shopping, localizado à Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, n° 80, Centro.
No dia 18, a exposição recebeu a visita dos estudantes do 3° e 4° ano da EMEF João Guimarães Rosa, com a participação de mais de 40 alunos, além dos professores. 
A coleção de plantas carnívoras pertence a Marcio Calazans de Souza e sua paixão teve inicio ainda na infância com a ajuda de sua mãe, Dona Edith. Possui uma estufa com cerca de 200 plantas, onde mantém os cuidados necessários para o cultivo dessas plantas através do controle da água, acidez do solo, temperatura, umidade, iluminação e a alimentação peculiar dos vegetais. 
As plantas carnívoras detêm habilidades para capturar insetos e animais através de enzimas digestivas, extrair compostos nitrogenados para seu próprio aproveitamento, por isso, habitam solos nobres e encharcados, com pouca disponibilidade de nitratos. 

 

Dentre as plantas que estão em exposição destacamos a Sarracenia Leucophylla. Com origem no Canadá e no leste dos Estados Unidos, é cultivada à luz do sol diretamente, Para atrai sua presa, a planta possui um néctar que o atrai até a borda da urna, escorregando até o fundo desta urna. 
A exposição faz parte da programação da Semana da Árvore 2012, que acontece de 17 a 23/9. As visitas são gratuitas e todos podem conhecer as plantas em exposição. Informações sobre a programação completa podem ser obtidas através do telefone 3652-9041.