19/7/2012 - Osasco - SP

Ewandro de Castro Ruck é eleito presidente do Conselho Municipal de Saúde

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Na terça-feira, 17 de julho, 14 conselheiros municipais de saúde em reunião ordinária elegeram o secretário de Saúde, Ewandro de Castro Ruck como novo presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Osasco. 
Ruck, que foi eleito com 13 votos, agradeceu a confiança e falou sobre metas e projetos futuros. “Vou me empenhar ao máximo para que todas as questões relacionadas ao CMS sejam encaminhados da melhor maneira possível. Como presidente, também me comprometo a discutir todos os assuntos em parceria do CMS, por isso peço o apoio de toda a plenária para desenvolver esse trabalho”, disse.

Ele também falou sobre a importância do controle social realizado por meio do projeto piloto que uniu membros de conselhos gestores de saúde para acompanhar em grupo os trabalhos realizados em todas as unidades de saúde. “Nosso objetivo é intensificar a divulgação do Conselho Municipal de Saúde para que a sociedade acompanhe mais de perto as ações e o trabalho dos conselheiros, que discutem e norteiam as políticas de saúde no município. Nossa meta também é oferecer suporte adequado para as unidades que possuem conselho gestor”, concluiu.
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) é um órgão permanente e deliberativo, com representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. O grupo atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.