6/9/2013 - Osasco - SP

Feira Ecomix movimentou o Ceneart

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

 

Promover cultura, entretenimento e sustentabilidade são o principal objetivo da feira de trocas Ecomix, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Osasco. Em sua edição, a feira tem como tema “Venha trocar o que você não usa mais” e vai percorrer escolas do ensino fundamental e médio da cidade.
A feira é um espaço onde as pessoas trocam vários objetos, experiências e informações para estimular a coletividade e a reflexão sobre o consumo e seu impacto sobre a natureza.

No sábado (31/8), a Ecomix ocorreu na Escola Estadual Antonio Raposo Tavares – CENEART onde alunos e moradores do entorno expuseram CDs, LPs, acessórios, livros, revistas e bijuterias. Durante o evento houve declamação de poesia, apresentação musical e roda de conversa sobre os projetos “Osasco que te quero verde”, com o professor Wilson Pereira, e “Biodiesel”, com gestora ambiental Rosangela Santiago. 

“Recebemos a proposta de trazer a Ecomix para nossa escola e aceitamos porque é uma maneira de motivar e estimular nossos alunos e professores a refletirem sobre meio ambiente e consumo. Muitos alunos ficaram felizes com a possibilidade de apresentarem seus talentos musicais”, disse Neiva Pereira Cruz da Silva, diretora da E. E. Antonio Raposo Tavares. 

Rodrigo Marques trabalha com estampas de camisetas e disse ter gostado de participar da feira. “Fiquei sabendo da atividade através de um amigo no perfil do facebook. Eu já conhecia a proposta da feira porque participei de uma na UNIFIEO. Acho que é uma maneira de repensar nossos hábitos de consumo”.
 
“Gostei muito do evento, pois algumas pessoas participaram mostrando seu talento na dança, poesia e música”, afirmou a professora e poetisa Rosangela Moura, que declamou o poema “A Baronesa e o Metalúrgico”, uma homenagem aos 50 anos de Osasco.

Isabella Gaiban, estudante do 2º ano no CENEAT, tocou e cantou algumas canções de seus artistas preferidos. “Apesar de ter ficado um pouco nervosa, gostei muito de participar porque mostrei para as pessoas um pouco do que gosto de fazer”, comentou. 

O expositor Neper Luiz de Barros trocou livros e LPs. “Adquiri livros interessantes sobre a guerra e também vendi alguns discos a um preço simbólico porque a pessoa foi à feira, mas não levou nada para trocar. Acho que o espírito é esse mesmo, possibilitar ao outro a oportunidade de ter aquilo que ele deseja. Pra mim foi muito boa atividade”, comentou.

“A feira aconteceu num espaço escolar. Podemos dizer que ela chega como uma prática para combater o consumismo infanto-juvenil e também é uma forma de ensinar os jovens sobre a importância de socializarem-se. Crianças e adolescentes precisam entender que um brinquedo ou uma roupa não precisam ser novos para ser legal ou bonita”, comentou a professora Régia Guedes, também secretária da Secretaria da Mulher do PV Osasco. 
 
“A Ecomix tem proposta ecológica e cultural. Propõe a reflexão sobre o que cada pessoa tem em casa e não usa. Do outro lado, há tantas pessoas precisando desses objetos que estão em desuso em nossos lares.
Por isso, a Ecomix traz a proposta de prolongar a vida útil dos produtos que estão guardados em casa”, disse Carlos Marx,  jornalista e secretário de Meio Ambiente. 

Marx citou ainda a intenção do prefeito Jorge Lapas de levar uma programação diferenciada aos bairros, bem como as revitalizações de praças, parques e avenidas, tais como Praça Vinte e Um de Dezembro, que contou com o apoio do empresário Daelcio Viel, proprietário da loja Garoto Atacado de Doces. 

O Secretário do Meio Ambiente de Jandira, Joaquim Aparecido Rodrigues, popularmente conhecido por pastor Joca (PV), esteve presente na Ecomix e pretende levar a ideia para seu município. 

A Ecomix é um evento sem fins lucrativos e promove trocas de objetos de uso pessoal (livros, CDs, DVDs, gibis, revistas, brinquedos, roupas, calçados e acessórios). 

Informações:
(11) 3652-9109 / sema@osasco.sp.gov.br. Saiba mais: www.feiradetrocasecomix.blogspot.com