29/4/2015 - Osasco - SP
Osasco compartilha gestão do Hospital Central sem perder autonomia
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
O Hospital Municipal Central de Osasco começou a ser administrado na última segunda-feira (27) por gestão compartilhada entre a Prefeitura de Osasco e Fundação do ABC (FUABC), uma organização social especializada em saúde pública. “Esta primeira semana de trabalhos no Hospital Central foi bastante positiva e dentro do que esperávamos e planejamos. A primeira meta deste novo modelo de gestão compartilhada de administração é ampliar o número de internações das atuais 700 para 1.300 por mês”, disse o prefeito Jorge Lapas.
Entre as novidades, o Hospital Central contará com uma Centra de Triagem, serviço que agilizará os atendimentos dos pacientes assim que eles chegam à unidade.
O Hospital Central de Osasco deverá realizar mensalmente 18.750 consultas em Urgência e Emergência, assim como 60.410 exames mensais. Entre os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico estão exames laboratoriais de hematologia, bioquímica, análises de amostras biológicas, imunoquímicos, hormonais, microbiologia, anatomia patológica e parasitologia. No campo de imagem, o parque tecnológico oferece raio-x, tomografia, ultrassom, endoscopia e doppler.
O objetivo da Prefeitura de Osasco com o novo modelo é potencializar a qualidade na execução dos serviços de saúde, melhorar a oferta ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) com assistência humanizada, e implantar modelo de gestão voltado para resultados, além de qualificar e capacitar os colaboradores em processo permanente.
Criada em 1967, a FUABC é mantenedora de 17 hospitais e três AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), além da Faculdade de Medicina do ABC, prontos socorros, hospitais e Unidades de Pronto Atendimento em diferentes cidades.