12/7/2012 - Osasco - SP

Osasco é indicada a prêmio internacional por cumprimento dos objetivos do milênio

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Mais uma vez, as boas práticas de gestão adotadas pela Prefeitura de Osasco são reconhecidas por meio de prêmios. E, desta vez, além de exemplo para o País, a administração municipal é considerada referência internacional.

Osasco faz parte do seleto grupo de primeiras 10 cidades indicadas ao Prêmio IBAP – BRASIL/FRANÇA, Boa Referência em ODM/ONU-2012, premiação organizada pelo Instituto Brasileiro de Administração Pública e que reconhece as melhores práticas para cumprimento dos Objetivos do Milênio, determinados pela ONU (Organização das Nações Unidas), nos dois países. 
A escolha aconteceu após dois meses de avaliação da equipe do IBAP-SP, com a colaboração da Comissão de Honra do Prêmio. Esse processo segue até outubro, quando serão conhecidas as 25 cidades brasileiras e 5 francesas indicadas ao prêmio, que será entregue em Paris, na França, em novembro, durante o Fórum Brasil-França – 4° Salon Du Brésil à Paris.

Os Objetivos do Milênio foram determinados pela ONU para cumprimento até 2015, em todo o mundo, visando reduzir as desigualdades sociais e assegurar mais saúde, educação, emprego e justiça à população.

Osasco foi indicada por sua experiência exitosa com o Portal do Trabalhador, que atende, segundo a comissão, as recomendações tanto da ONU quanto dos Objetivos do Milênio para o combate à foma e à miséria e também no trabalho pelo desenvolvimento.

As duas unidades do programa, mantido pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão no Centro e no Jardim Santo Antônio reúnem ações de transferência de renda, juventude, capacitação profissional, inclusão digital, intermediação de mão de obra, economia solidária e microcrédito produtivo, tornando mais eficiente o atendimento aos trabalhadores desempregados e também aos beneficiários dos programas de transferência de renda, especialmente o Bolsa Família, oferecendo acesso a alternativas de geração de ocupação e renda e, consequentemente, contribuindo para sua emancipação.

O  Portal do Trabalhador, que é ainda uma  experiência pioneira no Brasil, soma mais de 710 mil atendimentos realizados entre 2005 e 2011 e faz parte de uma série de políticas públicas adotadas pela administração municipal desde 2005 visando também aumentar os empregos formais e reduzir o desemprego e a informalidade.
Como resultado desse trabalho, a cidade gerou, entre 2004 e 2010, mais de 50 mil vagas de emprego com carteira assinada, derrubando a taxa de desemprego de 12,3% para 9%. Além disso, a  participação dos trabalhadores formais no total da mão de obra subiu de 57,4% para 67,5%.